Municípios de Aveiro querem ver as obras nas praias prometidas pelo Governo

| Norte
Porto Canal / Agências

Aveiro, 27 fev (Lusa) - O conselho da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) quer que "os compromissos assumidos pelo governo para proteger as zonas costeiras afetadas pelas intempéries "sejam executados no terreno com a máxima urgência", anunciou hoje fonte intermunicipal.

"O Conselho Intermunicipal da Região de Aveiro fez uma análise às consequências das intempéries nos municípios da Região de Aveiro, no que respeita à erosão costeira, em particular nos municípios de Ílhavo e Ovar, nos quais existem elevados prejuízos materiais em infraestruturas públicas e privadas, exigindo-se uma atuação profunda e imediata para proteção e valorização das referidas zonas, nomeadamente as áreas dunares, os areais das praias e as áreas urbanas adjacentes. As circunstâncias exigem que os compromissos de intervenção assumidos pelo Governo sejam executados no terreno com a máxima urgência", refere um comunicado intermunicipal.

O texto, alusivo à reunião daquele órgão, realizada NA segunda-feira, dá conta ainda da decisão de apresentar ao governo a proposta de integrar na eventual ITI/Mar, apontada como possível no Acordo de Parceria com a Comissão Europeia para 2014/2020, uma área específica de investimento para o combate à erosão costeira, ou mesmo proceder a uma ITI temática específica para essa área de investimento, "de grande importância e premência para várias zonas da costa ocidental portuguesa, nomeadamente a costa aveirense".

O conselho decidiu ainda solicitar ao governo que aprove, com caráter de urgência, a revisão do Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) Ovar-Marinha Grande, "que já se arrasta há tempo demais e sem qualquer justificação objetiva, criando as condições de base legal para as intervenções físicas de proteção costeira que há muito são necessárias".

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro anunciou também que vai organizar, em maio, em Ovar, uma conferência nacional sobre "a estratégia de combate à erosão costeira e a utilização dos fundos comunitários para cumprir esse objetivo".

MSO // MSP

Lusa / Fim

+ notícias: Norte

Incêndio habitacional faz sete desalojados em Penafiel

Um incêndio numa habitação em Paço de Sousa, concelho de Penafiel, fez sete desalojados, sem provocar feridos, adiantou à Lusa fonte da Proteção Civil.

Projeto permitiu a 233 crianças irem para a escola de bicicleta em Matosinhos

O projeto CicloExpresso permitiu a 233 crianças do concelho de Matosinhos irem de bicicleta para escola de forma “segura, organizada e divertida”, entre setembro e dezembro de 2025.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.