PJ termina investigação a fraude que lesou SNS em 1,1 ME com receitas falsas

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 26 fev (Lusa) -- A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje o fim de uma investigação à fraude que lesou o Serviço Nacional de Saúde (SNS) em 1,1 milhões de euros e conduziu à constituição de nove arguidos e à detenção de seis pessoas.

A investigação terminou este mês de fevereiro e o inquérito corre ainda no Ministério Público de Sesimbra, segundo um comunicado da PJ.

A Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da PJ realizou, no âmbito desta investigação, vinte buscas, tendo sido constituídos nove arguidos e sido detidos quatro homens e duas mulheres, dos quais quatro ainda se encontram em prisão preventiva.

No decorrer da investigação, em que foram inquiridas cerca de 250 testemunhas, foram apreendidos veículos, prédios urbanos e outro material relacionado com a prática da atividade criminosa em investigação, refere o comunicado.

As operações realizadas no âmbito desta investigação -- que tiveram o nome de código "Receitas a Soldo I e II" -- identificaram uma prática delituosa para o Estado português.

Esta prática foi feita através de "comparticipações atribuídas de modo enganoso com base em receituário fraudulento, numa única farmácia" e lesou o Estado em mais de 1,1 milhões de euros.

A PJ refere que os arguidos já foram acusados pelo Ministério Público de Sesimbra, tendo-lhes sido imputados "os crimes de associação criminosa, burla qualificada, corrupção ativa e passiva, falsificação de documento e branqueamento de capitais".

SMM // SO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.