Coimas por irregularidades nas contas das legislativas de 2009 somam 127.450 euros

Coimas por irregularidades nas contas das legislativas de 2009 somam 127.450 euros
| País
Porto Canal

O Tribunal Constitucional condenou 12 partidos políticos, coligações e respetivos mandatários financeiros ao pagamento de coimas no total de 127.450 euros por irregularidades e ilegalidades nas contas da campanha das legislativas de 2009.

As multas aplicadas ao PSD, CDS-PP, PS e PCP/PEV somam 31.550 euros, e o Bloco de Esquerda não foi sancionado por não lhe ter sido imputada qualquer irregularidade nas contas daquela campanha, segundo o acórdão 177/2014, de 25 de Fevereiro, divulgado no site do TC quinta-feira à noite.

As sanções foram aplicadas por violação do artigo 31º da Lei do Financiamento dos Partidos Políticos e das Campanhas Eleitorais, que prevê coimas para quem não discrimine ou comprove devidamente as receitas e despesas da campanha.

Ao todo, o TC multou 12 partidos políticos, coligações e respetivos mandatários em 127.450 euros por irregularidades e ilegalidades na campanha das legislativas de 2009.

Os partidos da coligação CDU (PCP/PEV) foram multados com a coima mais elevada de entre as forças políticas com assento parlamentar, 8.500 euros. A multa mais elevada foi aplicada a um partido sem assento no Parlamento, Partido Nacional Renovador, com uma coima de 9.000 euros.

A dirigente do PCP Manuela Pinto Ângelo, na qualidade de mandatária financeira da coligação, pagará a titulo individual 950 euros.

O CDS-PP foi multado em 8.000 euros e o mandatário, João Almeida, hoje secretário de Estado, terá que pagar 900 euros.

O PS foi multado em 6.500 euros e o mandatário da campanha, Capoulas Santos, 650 euros.

O PSD pagará uma multa de 5.500 euros, e o mandatário, José de Matos Rosa, 550 euros.

O acórdão do TC estabelece como critérios da graduação das coimas - que podem ir de 426 euros (um salário mínimo nacional) a 34.080 euros para os mandatários financeiros e de 4.260 euros a 85.200 euros para os partidos - a "gravidade das contraordenações, da culpa, da situação económica do agente, e do benefício" que tenha retirado da ilegalidade.

Para além dos partidos com assento parlamentar, foram multados o PND, PCTP/MRPP, PPM, PH-MPT, PTP, MMS e o PPV, em valores entre 5.000 e 9.000 euros.

O Movimento Esperança Portugal (MEP) escapou à multa por ter sido extinto, mas a mandatária financeira terá de pagar 800 euros.

+ notícias: País

Reduzir a imigração significa a destruição da economia, defende especialista em migrações

O geógrafo e sociólogo holandês Hein de Haas considera que os imigrantes não roubam empregos nem baixam os salários e que se os países quiserem ter menos estrangeiros podem fazê-lo, destruindo a sua economia.

Semana do Bem-Estar Digital arranca este domingo para alertar para os perigos da net e redes sociais

Uma conferência internacional sobre a prevenção e combate à violência sexual ‘online’ contra crianças e jovens e o uso excessivo e problemático de ecrãs é o ponto alto da Semana do Bem-Estar Digital, que arranca este domingo.

Já foram reabertos todos os troços do maciço central da Serra da Estrela

O acesso ao maciço central da Serra da Estrela voltou este domingo a estar transitável por todas as suas artérias, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.