Câmara de Vila Real decide por unanimidade dar tolerância de ponto

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Real, 25 fev (Lusa) -- A Câmara de Vila Real anunciou hoje que vai dar tolerância de ponto no dia de Carnaval aos funcionários, uma decisão tomada por unanimidade pelo executivo num ano em que o corso carnavalesco regressa às ruas da cidade.

O Governo mantém para este ano o princípio de não conceder tolerância de ponto no Carnaval.

No entanto, em Vila Real, o executivo liderado pelo PS vai conceder tolerância aos seus funcionários na terça-feira, dia 04 de março, sendo que na segunda-feira, em reunião do executivo, a proposta contou também com os votos a favor dos vereadores da oposição (PSD).

O presidente da autarquia, Rui Santos, fez questão de frisar que o Carnaval "sempre foi tradição" em Vila Real.

Por isso mesmo, este ano, os festejos saem novamente às principais ruas da cidade, com um corso, que decorre no domingo e conta com a participação das juntas de freguesia e coletividades do concelho.

Depois, na segunda-feira, há arraial de Carnaval, numa iniciava que junta a autarquia e a Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD).

Na terça-feira, o Carnaval mais tradicional do concelho sai à rua em Agarez e Constantim onde, por exemplo, grupos de mascarados percorrem a aldeia, munidos de chocalhos e campainhas atirando farinha, água e ovos a quem por ali passa.

Em Agarez, a festa termina com o "enterro do Entrudo". Antes há julgamento e o cortejo fúnebre do defunto.

Esta cena representa o fim do Carnaval e o início do período de contenção da Quaresma.

PLI // JAP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Duas pessoas hospitalizadas após serem atacadas por dois cães na própria habitação em Matosinhos

Duas pessoas tiveram de ser transportadas para o hospital, uma delas em estado grave, na tarde deste domingo, após serem atacadas por dois cães no interior da própria habitação, na Rua Óscar da Silva, em Leça da Palmeira, Matosinhos.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.