Governo não dá mas autarquias dão “folga para a folia”

Governo não dá mas autarquias dão “folga para a folia”
| País
Porto Canal

Apesar do anúncio por parte do Governo muitas câmaras Municipais do país decidiram dar tolerância de ponto aos seus funcionários. São cerca de 30 autarquias que “aderiram ao Carnaval” e apenas três que afirmaram não realizar tolerância neste dia.

Em Loulé, o corso sairá à rua no sábado, domingo e terça-feira, com o tema “Único e Irrevogável” - inspirado na demissão “irrevogável” do ministro Paulo Portas, no verão passado. Os bonecos que vão animar as ruas da cidade algarvia são, na sua maioria, inspirados em políticos como Cavaco Silva, José Sócrates ou Passos Coelho.

Se os dias de Carnaval prometem ser ‘gordos’, o investimento em Loulé está a emagrecer: 150 mil euros este ano, menos 10% a 15% do que em 2013.

No Alentejo, os desfiles em Elvas contam com o atrativo da participação, no sábado, de grupos de “comparsas espanholas”, que prometem conquistar milhares de visitantes.

Em Torres Vedras, onde o Carnaval reivindica o título do “mais português de Portugal”, a cidade está a postos para viver até quarta-feira sob o ‘poder absoluto’ dos reis, uma vez que a partir de sexta-feira o presidente da Câmara entrega as chaves da cidade a suas majestades (dois homens da terra).

Neste reino, “que não é da fantasia”, os corsos diurnos de domingo e de terça-feira e os noturnos de sábado e segunda-feira continuam a ser pagos, custando a entrada cinco euros ou o livre-trânsito para todos os dias dez euros. O tema é “o mundo da televisão” e arranca na sexta-feira, com o corso escolar animado por nove mil crianças.

Mais a norte, os foliões de Estarreja anteciparam-se e já desfilaram no passado domingo com mais de mil figurantes das cinco escolas de samba, oito grupos de folia e um grupo de ‘passerelle’. O cortejo repete-se no ‘domingo gordo’ e, na terça-feira, sai à rua o corso infantil.

Em Ovar, pela primeira vez em 64 anos de organização do Entrudo, os desfiles foram preparados na Aldeia do Carnaval, onde se concentram as 24 sedes dos grupos e escolas de samba vareiros.

A festa já decorre desde há cerca de um mês, mas começa agora o crescendo até à "Noite Mágica" de segunda-feira. Hoje há a tradicional "Noite Dominó", com a atuação de Quim Barreiros, sexta-feira há a "Grande Noite de Reis", protagonizada pelo grupo "Axu Mal" e, no sábado à noite, realiza-se o "Grande Desfile das Escolas de Samba".

No domingo há o primeiro dos grandes corsos, para o qual estão disponíveis cerca de 4.000 lugares de bancada e outros tantos de peão, a preços entre os seis e os 13 euros e, para a terça-feira, a tolerância de ponto já há muito foi garantida pela Câmara, num exemplo replicado pela generalidade das instituições e empresas do concelho.

A Escola de Samba de Ovar promete, ainda, contribuir para animar o Carnaval de Samora Correia, no concelho de Benavente, que conta com 12 carros alegóricos e mais de meio milhar de figurantes.

Dora Coutinho, presidente da Associação Recreativa e Cultural Amigos de Samora, disse que o corso se distingue pelo facto de ser gratuito e ser deixada à criatividade dos participantes a escolha dos temas, pelo que cada carro alegórico retrata uma temática.

No concelho de Carregal do Sal, a tradição carnavalesca da “dança dos cus” vai mais um ano cumprir-se nas ruas de Cabanas de Viriato, onde são esperadas cerca de 15 mil pessoas.

Em Cabanas de Viriato, os foliões não dançam ao som do samba brasileiro, mas sim de uma valsa secular que todos os anos leva milhares de pessoas para as ruas.

Os caretos, máscaras tradicionais esculpidas em madeira de amieiro, voltam a invadir as pequenas ruelas da vila de Lazarim, no concelho de Lamego, para comemorar o Carnaval.

Diabólicas, carrancudas, com orelhas bicudas, barbas, bigodes ou cornos e até a imitar animais, as máscaras esculpidas por artesãos locais mostram-se a partir de sábado aos milhares de visitantes que todos os anos se deslocam à vila.

O presidente da Junta de Freguesia de Lazarim, Adérito Sequeira Vaz, disse que os festejos custarão cerca de 13 mil euros. "A crise bate à porta de todos. Estamos a contar que a Câmara nos dê novamente um subsídio de cinco mil euros e a ver se nos paga alguma publicidade", explicou.

No distrito de Bragança, o Entrudo Chocalheiro dos Caretos vai proporcionar quatro dias de folia e tolerância de ponto em Macedo de Cavaleiros.

Os mascarados e coloridos Caretos são os reis da festa durante quatro dias e já chamam a Podence, aldeia de Macedo de Cavaleiros, forasteiros de vários pontos do país e da vizinha Espanha com as “unidades hoteleiras do concelho praticamente esgotadas”, segundo anunciou a autarquia local.

A Madeira aposta sobretudo em atrair turistas à ilha e a ocupação hoteleira prevista para o período de Carnaval ronda os 70%. O ponto alto do Carnaval é o cortejo alegórico de sábado, que tem este ano como tema: Madeira, Carnaval Brilhante.

Na ilha de S. Miguel, nos Açores, reinam os tradicionais bailes de gala no Coliseu e noutros locais, de máscaras e fantasias, com milhares de pessoas a manterem a tradição.

Na sexta-feira, o Coliseu Micaelense, em Ponta Delgada, volta a abrir portas para os grandes bailes de carnaval, uma tradição que remonta a 1920 e que já integra o cartaz cultural e turístico da maior cidade açoriana.

Apesar de boa parte do país “brincar ao Carnaval nestes dias” e de muitas câmaras municipais darem tolerância de ponto, o Governo mantém outra tradição: “não conceder tolerância de ponto no Carnaval, atendendo à situação económica do país”.

+ notícias: País

Mais autocarros e mais viagens. FlixBus reforça operação para responder à afluência na Páscoa

A Flixbus divulgou, esta quarta-feira, o reforço da operação até 70% durante o período da Páscoa.

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

Bombeiros, SNS e INEM assinam acordo para melhorar transporte de doentes urgentes

A Liga dos Bombeiros Portugueses, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde e o INEM chegaram esta quarta-feira a acordo para melhorar o transporte de doentes urgentes e o financiamento de meios, após oito semanas de reuniões.