Pequenos agricultores isentos de cortes nos subsídios

| Economia
Porto Canal / Agências

Estrasburgo, França, 12 jun (Lusa) - Os eurodeputados aprovaram hoje um relatório do eurodeputado Capoulas Santos (PS) que isenta os agricultores que recebem menos de 5 mil euros por ano de contribuírem para o ajustamento do orçamento global.

"Está decidido que quando o orçamento anual da União [Europeia] não é suficiente para os compromissos dos agricultores se deve estabelecer um corte linear que, até agora, tem poupado aqueles que recebem menos de 5 mil euros", explicou o eurodeputado aos jornalistas, acrescentando que alguns deputados pretendiam que esta redução passasse a ser aplicada de forma geral.

No entanto, o relatório aprovado hoje mantém a isenção, no ano de 2014, o que abrangerá 80% dos agricultores europeus e 87% dos agricultores portugueses, segundo dados fornecidos pelo eurodeputado e ex-ministro da Agricultura.

CSJ // PDF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Inflação desacelera em abril e economia portuguesa cresce no 1º trimestre

A taxa de inflação homóloga terá sido de 2,2% em abril, menos 0,1 pontos percentuais do que em março, segundo a estimativa rápida divulgada esta terça-feiro pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Já a economia nacional cresceu 1,4% nos primeiros três meses do ano em termos homólogos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.