Incêndio em fábrica de papel de Ovar em fase de rescaldo

| Norte
Porto Canal com Lusa

O incêndio que esta quinta-feira de manhã deflagrou numa fábrica de papel de Ovar provocou ferimentos em duas pessoas e às 13:00 encontrava-se já fase de rescaldo, "praticamente extinto", revelou o comandante dos bombeiros locais.

Atualizado 10-05-2019 12:11

"Neste momento temos o incêndio praticamente extinto e estamos a proceder a ações de rescaldo e eliminação de pontos quentes", afirmou o comandante João Mesquita, às 13:00.

O responsável afirmou que feridos há a registar "dois, que são operários da fábrica e ficaram com queimaduras ligeiras logo no início, quando tentaram apagar o fogo sozinhos".

As vítimas foram encaminhadas para o Hospital São Sebastião, em Santa Maria da Feira.

O mesmo responsável realçou que "a fábrica não foi toda destruída" pelas chamas, porque o fogo foi confinado a apenas a uma das suas secções e, dessa forma, os estragos "só afetaram cerca de um quarto da empresa".

Apoiados por 29 viaturas de diferentes corporações do distrito de Aveiro, os bombeiros procederam à evacuação da fábrica, que ficou inativa durante as operações, e também à de duas residências próximas, onde vivam, no total, três pessoas acamadas.

"Por precaução, decidimos que era melhor transferi-las para o lar da Santa Casa da Misericórdia de Ovar", explicou João Mesquita.

A empresa em causa é a multinacional Valmet, na Estrada de São João de Ovar, e, no seu 'site', define-se como "líder mundial no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias, automação e serviços para os setores de celulose, papel e energia".

O alerta foi dado às 09:20 e, pelas 13:00, estavam no local 87 operacionais.

+ notícias: Norte

Freguesia de Barcelos ganha novos parques de lazer e recreio

Foram inaugurados, esta sexta-feira, na freguesia de Galegos S. Martinho, no concelho de Barcelos dois novos espaços de parque infantil, recreio e lazer, informou a Câmara Municipal numa publicação na rede social de Facebook.

Homem cai de varanda em Valongo e fica em estado grave

Um homem ficou em estado grave após cair de uma varanda em Valongo na noite deste sábado. Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto foram acionados para o local os Bombeiros Voluntários de Valongo e o INEM.

Última hora. Meteorito poderá ter caído na zona Norte

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto a cruzar os céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado. Uma ocorrência registada no site da Proteção Civil dá nota de uma "queda de meteorito" em Castro Daire.