Português vai percorrer a História nacional numa volta ao mundo em bicicleta

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 21 fev (Lusa) -- O militar Hernâni Carvalho, de 54 anos, prepara-se para dar a volta ao mundo de bicicleta, numa viagem de vários anos pelos "Descobrimentos portugueses e pelas tradições e comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo".

Perto da reforma, o militar criou a oportunidade de realizar um "sonho de infância", no projeto "Alma Lusa".

"Somos um povo que para, estudar a sua história, tem que andar pelo mundo, porque a nossa história faz-se no mundo, não se faz só no país", contou Hernâni Carvalho à Lusa.

"Eu tinha a ideia de dar a volta ao mundo, só que dar a volta ao mundo por dar, sem nenhum objetivo, a não ser a volta em si, seria pobre", salientou.

Esta não é a primeira viagem de Hernâni, que revelou que a bicicleta é o seu "transporte do dia-a-dia".

Em 2009 viajou de bicicleta da Áustria até à Bulgária e fez também um Caminho de Santiago e outras viagens por Portugal.

"Fiz várias viagens, mas nunca se proporcionou uma viagem com mais de quarenta dias, por causa do trabalho. Como agora estou 'na reserva' e tenho o tempo todo para viajar, pensei juntar o útil ao agradável", explicou.

A este motivo acresce ainda o facto de, este ano, se comemorarem os 400 anos da primeira publicação do livro "Peregrinação", de Fernão Mendes Pinto, razão pela qual "surgiu a ideia de passar por pontos onde existam monumentos ou tradições de origem portuguesa".

De acordo com Hernâni Carvalho, a viagem começou a ser delineada há cerca de dois anos.

"Quando comecei a preparar [a viagem] o sentido seria para oeste, ou seja, sair de Portugal de avião para a Argentina e daí partir em direção ao ocidente", explicou o militar.

Porém, o sentido mudou. Membro de uma rede mundial de apoio a cicloturistas, a Warmshower, Hernâni hospedou, em 2012, um cicloturista chinês.

A Warmshower dá, como o nome indica, "a possibilidade ao cicloturista de tomar um banho quente, fazer uma refeição, lavar a roupa, montar a tenda ou até dormir", usufruindo da hospitalidade de quem recebe.

"A bicicleta dele foi roubada em Sines e para ele acabar a viagem eu emprestei-lhe a minha. Quando a bicicleta dele apareceu ele já estava na China, então decidimos que eu iria pedalar na bicicleta dele até à China", contou Hernâni.

Por esse motivo, optou por dar um novo rumo à sua viagem e partir de Portugal em direção àquele país do Oriente: "Entrego-lhe a bicicleta, tenho lá outra e continuo a minha viagem".

Segundo Hernâni, antes da saída de Portugal está prevista uma incursão pelos Açores, na ilha Terceira, "onde viveram os Corte Real, que descobriram a Terra Nova e a Gronelândia", e à Madeira, na ilha de Porto Santo, "onde viveu Cristóvão Colombo".

A aventura, que tem início a 20 de maio, no Castelo de Guimarães, durará cerca de oito anos.

"Poderá ser mais ou menos, tudo depende. Poderei chegar a um sítio onde planeei estar um mês e não me sentir bem e noutro sítio, onde eventualmente não pensava parar e me sentir bem, poderei ficar um dois meses, o que o visto na altura permitir", explicou o militar.

Os interessados poderão acompanhar esta viagem através da página na Internet de Hernâni Carvalho ou através da revista "Debater História".

Na bagagem leva o básico: uma tenda, um saco-cama, equipamentos de cozinha e roupa, para além de pequenas peças suplentes para a bicicleta.

Sem grandes planos para alojamento, Hernâni sublinhou que a ideia é misturar-se "o mais possível com a população local". Contará com alguns apoios apenas no que respeita ao equipamento e todo o dinheiro que conseguir angariar será doado a uma associação portuguesa que treina e oferece cães-guia a invisuais.

"Digamos que é uma ação nobre, treinar e dar cães guias a invisuais, pessoas que nunca vão ter a oportunidade de ver aquilo que eu vou ver durante a minha viagem", conclui.

AZRA/ROC // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.