Administração do hospital de Gaia afasta “cenário caótico” apesar da polémica com o presidente

Administração do hospital de Gaia afasta “cenário caótico” apesar da polémica com o presidente
| Norte
Porto Canal com Lusa

O conselho de administração do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE) afastou, esta quarta-feira, qualquer "cenário caótico" vivido na instituição depois da polémica renuncia ao cargo de presidente de António Alves Dias e da 'nega' de Vitor Herdeiro, tal como noticiou o Porto Canal.

Atualizado 24-04-2019 18:47

O antigo presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar, António Dias Alves, renunciou ao cargo no dia 1 de abril e cessou funções no dia seguinte.

Ao que o Porto Canal apurou e noticiou no dia 18 de abril, Vitor Herdeiro tinha colocado a condição ao Governo, para aceitar o cargo, de renovar toda a equipa do conselho de administração. Ora essa condição não foi aceite pelo Ministério da Saúde, o que levou Herdeiro a rejeitar assumir o cargo.

Por sua vez, a unidade de saúde referiu esta quarta-feira em comunicado que “após a renúncia do Doutor António Dias Alves [ex-presidente], com efeitos a 01 de abril, o conselho de administração, órgão máximo de gestão do centro hospitalar, mantém-se em funções”.

Sublinhando que o conselho de administração tem “quórum deliberativo” para o exercício das funções, que terminam a 31 de dezembro de 2019, o centro hospitalar recorda que este é composto por presidente, diretor clínico, enfermeira diretora e dois vogais executivos.

“Como qualquer instituição do Serviço Nacional de Saúde, a gestão não está concentrada numa pessoa, mas sim num órgão de gestão como decorre dos estatutos dos Centros Hospitalares EPE, estando neste enquadramento previsto no respetivo regulamento interno e delegação de competências todas as situações de ausência de qualquer um dos membros do conselho de administração”, vinca.

O conselho de administração frisa que a gestão do centro hospitalar decorre dentro da normalidade, afastando qualquer “cenário caótico”.

Além disso, assume estar “totalmente empenhado” em assegurar toda a atividade assistencial e em dar continuidade ao Plano de Reabilitação Integrado do CHVNGE, nomeadamente ao novo serviço de urgência, integração dos serviços da unidade 2 na unidade central, requalificação dos serviços de internamento e reorganização do ambulatório programado.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.