Núncio apostólico em França é ouvido a seu pedido pela justiça francesa

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Paris, 18 abr 2019 (Lusa) - O representante do Vaticano em França, sob investigação em Paris por "agressão sexual", foi ouvido pela polícia "a seu pedido", de acordo com uma fonte judicial.

O núncio apostólico, Luigi Ventura, foi "ouvido a seu pedido" no início de abril sem esperar pelo levantamento da sua imunidade diplomática, que havia sido solicitado pelo Ministério Público de Paris, disse hoje fonte judicial, confirmando uma informação divulgada na rádio Europe 1.

Uma investigação foi aberta a 24 de janeiro pelo procurador de Paris, no contexto de múltiplos escândalos sexuais que afetam a Igreja Católica.

A autarquia de Paris tinha informado o procurador que um jovem se queixou de toques repetidos -- passando com as mãos sobre as suas nádegas - por parte do núncio apostólico numa cerimónia de juramento de autoridades diplomáticas, a 17 de janeiro.

Em seguida, dois outros queixosos manifestaram-se e contaram histórias semelhantes de "mãos sobre as nádegas" em 2018. Os três homens foram interrogados pelos investigadores.

Diplomata de carreira do Vaticano, Ventura serve como núncio apostólico desde 2009 em Paris. Ele é responsável pelas relações do Vaticano com as autoridades francesas e pelas relações com os bispos de França.

Dadas as suas funções, goza de imunidade diplomática e não pode ser condicionado pelos investigadores. A decisão de retirar a imunidade pertence ao Vaticano.

No início de março, a ex-ministra francesa dos Assuntos Europeus, Nathalie Loiseau, disse que esperar que o Vaticano assumisse as suas "responsabilidades".

CSR // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Hamas aceita proposta de cessar-fogo na Faixa de Gaza

O movimento islamita Hamas anunciou esta segunda-feira ter aceitado uma proposta de cessar-fogo, mediado pelo Egito e pelo Qatar, para suspender a guerra de sete meses com Israel na Faixa de Gaza.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.