Programa Centro Magalhães vai recuperar mosteiro e escola de artes em Évora

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 17 abr 2019 (Lusa) - O Programa Centro Magalhães vai possibilitar a recuperação de infraestruturas como o Mosteiro de S. Bento de Cástris e o edifício da Escola de Artes, em Évora, anunciou hoje o Ministério da Cultura.

De acordo com um comunicado, o programa, que integra o Projeto SPHERA Cástris para as Indústrias Culturais e Criativas, será apresentado na quinta-feira no mosteiro, às 15:00, pela Direção Regional de Cultura do Alentejo e pela Universidade de Évora.

A cerimónia de apresentação do programa, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, contará com a presença da ministra da Cultura, Graça Fonseca, e da secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira.

O Programa Centro Magalhães para as Indústrias Culturais e Criativas integra o projeto SPHERA Cástris, Centro de Artes, Ciência e Património, e tem como objetivo "criar uma rede transfronteiriça de infraestruturas que contribua para a fixação de indústrias culturais e criativas no território".

De acordo com o comunicado, no âmbito do Magalhães - um programa financiado pelo INTERREG V A Espanha Portugal (POCTEP) - está previsto um investimento na recuperação de infraestruturas, que abrange o Mosteiro de S. Bento de Cástris e o edifício da Escola de Artes.

O Mosteiro de São de Bento de Cástris, classificado como monumento nacional, poderá, neste projeto, acolher residências, intercâmbios de arte, ciência e património, e incubação de indústrias criativas e culturais.

Será também um novo espaço cultural na região, com salas de exposições permanentes e temporárias, para usufruto dos cidadãos, acrescenta o comunicado.

Na Escola de Artes da Universidade de Évora irá nascer um laboratório criativo com equipamentos de fabricação digital e prototipagem rápida, aberto aos estudantes da universidade, a artistas, criativos e à população em geral e que servirá como espaço de apoio à incubação de indústrias criativas.

"Pretende-se desenvolver linhas de ação transfronteiriças que reforcem a capacitação do setor das indústrias culturais e criativas das regiões envolvidas: Alentejo, Algarve e Andaluzia", segundo a tutela.

No Alentejo são parceiros do programa a Direção Regional de Cultura do Alentejo e a Universidade de Évora, tendo a candidatura sido promovida pela CCDRAlentejo (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo).

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.