Pedro Barateiro estreia performance-instalação "A Viagem Invertida" no Teatro D. Maria

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 16 abr 2019 (Lusa) - A performance-instalação "A Viagem Invertida", do artista plástico Pedro Barateiro, tendo como paisagem a exploração das minas de lítio em Portugal, vai estrear na quarta-feira, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa.

O espetáculo é apresentado no âmbito da 2.ª edição da BoCA -- Bienal de Artes Contemporâneas, que está a decorrer até 30 de abril em Lisboa, Porto e Braga.

"'A Viagem Invertida' é a obra performativa e instalativa mais complexa" que o artista concebeu até à data, "pensada para o palco e construída a partir do texto, esculturas e um vídeo, que dão continuidade a algumas das questões levantadas anteriormente na obra" de Pedro Barateiro, de acordo com a programação.

"A Viagem Invertida" conta com interpretação do próprio Pedro Barateiro, de Lula Pena, do bailarino Luís Guerra, e composição musical e interpretação de Raw Forest (Margarida Magalhães).

Pedro Barateiro trabalha no palco na Sala Garrett do teatro, tendo como paisagem a exploração das minas de lítio em Portugal numa investigação que passa também pelo livro "Queda sem fim, seguido de Descida de Maleström, de Edgar Allan Poe", escrito por José A. Bragança de Miranda.

O lítio é o componente principal no fabrico de baterias de computadores, 'tablets' e telemóveis, mas é também utilizado, em medicamento, para tratar estados de depressão e bipolaridade, como estabilizador de humor, aponta o texto da peça.

Recorrendo à substância e às suas utilizações, "o projeto representa um mapa da condição contemporânea, iluminando a forma como diferentes narrativas se conectam, e contrariando a sua apresentação habitual como fenómenos independentes".

Entre as questões abordadas neste trabalho incluem-se a inscrição do modelo económico atual na história do colonialismo, e a relação de ambos com o passado e o presente.

A conceção, texto, vídeo e esculturas são de Pedro Barateiro.

O espetáculo, que estará em palco em duas sessões diárias na quarta-feira e na quinta-feira, às 18:00 e às 21:00, é uma produção da BoCA com o Teatro Nacional D. Maria II.

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Debate sobre ex-SCUT foi "festival de hipocrisia", denuncia Frente Cívica

A associação Frente Cívica denunciou esta sexta-feira o “festival de hipocrisia” no debate parlamentar sobre a eliminação de portagens nas ex-SCUT, considerando ter ofuscado a questão de fundo, mais premente, das rendas ruinosas pagas aos concessionários privados.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.