Romance "Galveias" de José Luis Peixoto vence maior prémio de tradução do Japão

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 15 abr 2019 (Lusa) - O romance "Galveias", do escritor português José Luís Peixoto, traduzido para a língua japonesa por Maho Okazaki Kinoshita, venceu o maior prémio de tradução do Japão, anunciou hoje a editora Quetzal.

Trata-se do primeiro livro português a receber esta distinção (The Best Translation Award), afirma a Quetzal, adiantando que a cerimónia de entrega do prémio decorre a 27 de abril, na Digital Hollywood University, em Tóquio, no Japão.

O livro "Galveias" ombreou com outros quatro finalistas, entre os quais se contam "The White Book", da sul coreana Han Kang, vencedora do Prémio Man Booker Internacional 2016, com o livro "A vegetariana", e "The Narrow Road to Deep North", romance do australiano Richard Flanagan vencedor do Prémio Man Booker 2014, que está publicado em Portugal pela Relógio d'Água com o título "A senda estreita para o Norte Profundo".

Os outros dois finalistas foram "The Stolen Bicycle", do escritor e artista multidisciplinar taiwanês Wu Ming-yi, e "JR", romance de 1975, do escritor norte-americano William Gaddis, falecido em 1998.

"Sendo o único prémio que distingue o trabalho de tradução, o Prémio da Melhor Tradução é muito estimado entre tradutores literários e amantes de livros. Não sonhava poder ser nomeada como uma das finalistas", referiu a tradutora de José Luís Peixoto, Maho Okazaki Kinoshita.

A tradutora confessou que enquanto traduzia "Galveias" tinha "sempre receio de não conseguir transmitir a riqueza que o livro possui", o que considera ter conseguido afinal, não apenas por mérito próprio, mas pela riqueza da obra.

"O que me faz mais feliz é que a nomeação prova que consegui, de certa forma, mostrar aos leitores japoneses a beleza do mundo que José Luís Peixoto criou. A boa tradução não nasce de nada. Tudo se deve à força de 'Galveias'", afirmou Maho Okazaki Kinoshita, aquando da nomeação da edição japonesa de "Galveias" como finalista.

A tradução de Galveias para japonês chegou às livrarias do Japão em agosto de 2018, pela mão da editora Sinchosha, incluída na prestigiada coleção Crest Books.

Em poucos dias, o livro alcançou o sétimo lugar no top de vendas da livraria 'Aoyama Book Center', uma das mais conceituadas livrarias de Tóquio, e o primeiro lugar na categoria de "Livros Estrangeiros Traduzidos para Japonês".

AL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.