Governo disponível para entregar até ao final da legislatura STCP aos municípios

| Política
Porto Canal com Lusa

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, disse esta sexta-feira ser possível entregar até ao final da legislatura a propriedade da STCP aos seis municípios que a gerem, considerando que "já parece mal" eles não serem os seus donos.

Atualizado 13-04-2019 11:41

"Já parece mal não serem estas seis autarquias as donas da STCP [Sociedade de Transportes Coletivos do Porto]. Acho que este é mesmo o momento de dar o passo à frente", afirmou o governante na cerimónia de Lançamento do Concurso Público para Renovação da Frota STCP, que atualmente é gerida pelos seis municípios onde opera.

Matos Fernandes garantiu que, tal como aconteceu com a Carris em Lisboa, o governo está disponível para assegurar "exatamente" as mesmas condições, nomeadamente assumindo o passivo financeiro da empresa.

"Eu acho que estamos ainda em tempo de, nesta meia dúzia de meses que este governo é governo, a STCP ser propriedade de vós seis. Não faz já sentido de outra forma", defendeu.

João Matos Fernandes esteve hoje presente no lançamento do concurso público para a renovação da frota da STCP que pressupõe a aquisição de 81 novos veículos movidos a gás natural, num investimento global de mais de 19 milhões de euros, dos quais 53% oriundos do Fundo de Coesão.

A STCP é gerida pelos municípios do Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Maia, Gondomar e Valongo.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.