Ucrânia: Crise não se resolve "derramando mais sangue inocente" - John Kerry

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 19 fev (Lusa) -- O Secretário de Estado norte-americano, John Kerry, alertou terça-feira que as "profundas divisões" que existem na Ucrânia não serão resolvidas "derramando mais sangue inocente" e manifestou preocupação pela "violência inaceitável" nas ruas de Kiev.

Com o número de mortos acima da dezenas -- há várias contabilizações entre os 13 e os 18 mortos -- John Kerry afirmou "partilhar da profunda preocupação manifestada pelo vice-Presidente (Joe) Biden".

"Pedimos ao Governo da Ucrânia que trave a escalada da situação (de violência) imediatamente e retome o diálogo com a oposição para encontrar um caminho para a paz", disse o porta-voz do Departamento de Estado, Jen Psaki, em comunicado.

Por outro lado, considera John Kerry, as "profundas divisões na Ucrânia não se resolverão derramando mais sangue inocente".

O vice-Presidente Joe Biden telefonou terça-feira ao Presidente Víktor Yanukóvich para apelar à retirada das forças governamentais das ruas e à máxima contenção numa resposta aos protestos.

Numa nota da Casa Branca é referido que Biden ligou para Yanukóvich para lhe dar conta da "profunda preocupação" norte-americana pela crise nas ruas de Kiev.

A polícia antimotim cercou terça-feira os milhares de manifestantes concentrados na Praça da Independência, em Kiev, onde decorreram vários confrontos.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ataque com espada em Londres fecha estação de metro. Suspeito já foi detido

Um homem com uma espada foi detido na manhã desta terça-feira em Londres depois de ter sido emitido o alerta para a possibilidade de várias pessoas terem sido esfaqueadas, avança a imprensa inglesa. Além de transeuntes foram também atacados dois polícias e cinco pessoas foram transportadas para o hospital.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.