Proteção Civil alerta para perigo de incêndio rural devido ao aumento da temperatura

| País
Porto Canal com Lusa

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) lançou hoje um aviso de perigo de incêndio rural a partir de sábado, devido à subida gradual da temperatura máxima até terça-feira.

Segundo informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), haverá "uma subida da temperatura máxima até à próxima terça-feira, com valores acima do habitual para esta época do ano", com uma humidade relativa do ar inferior a 35% na generalidade do território do continente durante a tarde, verificando-se uma fraca recuperação da humidade durante a noite.

Este cenário meteorológico traduz-se num aumento dos índices de risco de incêndio, entre sábado e segunda-feira, com condições favoráveis à rápida propagação de incêndios, em especial na região de Lisboa e Vale do Tejo, distritos de Viseu, Aveiro, Guarda, Braga, Vila Real e Bragança, com níveis "elevado" a "muito elevado".

A ANPC alerta que "a queima de matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração, está sujeita a autorização da autarquia local, devendo esta definir o acompanhamento necessário para a sua concretização, tendo em conta o risco do período e zona em causa".

A Autoridade Nacional de Proteção Civil recomenda a "adequação de comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente através da adoção de medidas de prevenção e precaução na utilização de fogo em espaços rurais, observando as restrições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias".

ARA // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Quantos burros há no mundo?

Há quem diga que "vozes de burro não chegam ao céu". Há quem os use como insulto, mas também quem os veja como animais dóceis. Esta quarta-feira, dia 8 de maio, celebra-se o Dia Internacional do Burro. Mas, afinal quantos existem no mundo?

Funcionários judiciais voltam à greve por tempo indeterminado

Os funcionários judiciais voltam esta quarta-feira à greve geral, por tempo indeterminado, entre as 9h00 e as 12h30, todas as quartas e sextas-feiras, em todas as unidades orgânicas e juízos dos tribunais e Ministério Público, segundo o sindicato.

Vozes de burro não chegam ao céu... mas hoje é o dia deles

Há quem diga que "vozes de burro não chegam ao céu". Há quem os use como insulto, mas também quem os veja como animais dóceis.