"Banda sonora" de Ricardo Neves-Neves e Filipe Raposo regressa ao Teatro S. Luiz

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 21 mar (Lusa) - A fragilidade humana, do teatro e o lado trágico e efémero da vida, marca "Banda sonora", um texto e encenação de Ricardo Neves-Neves com composição musical de Filipe Raposo, que sexta-feira regressa ao Teatro S. Luiz, em Lisboa.

Um ano depois de se ter estreado neste teatro de Lisboa, a peça regressa à sala Luis Miguel Cintra -- sexta e sábado, às 21:00, e, no domingo, às 17:30 -- seguindo, depois, em digressão, com apresentações nos dias 29 e 30, no Cine-Teatro Louletano, em Loulé, e no Rivoli Teatro Municipal, no Porto, em 05 e 06 de abril.

Com base no teatro do absurdo e do universo de filmes de terror, Ricardo Neves-Neves construiu um texto a partir da composição do pianista Filipe Raposo para três personagens, que são interpretadas por seis atrizes, uma vez que cada personagem é composta por si e pelo seu desmembramento, explicou o encenador à agência Lusa, quando da estreia da obra, em março de 2018.

A peça centra-se em três raparigas -- de oito, doze e 15 anos -, sendo a mais nova a mais cerebral, a mais ligada à ciência, a do meio, a que está inserida num contexto social muito ligado às regras e, a mais velha, uma espécie de 'housewife' (dona de casa) de subúrbio dos Estados Unidos, na década de 1950.

Mais do que uma ligação entre as três jovens, o autor e encenador pretendeu pôr em evidência o lado trágico e efémero da vida, e mostrar a pouca importância que muitos dão à vida, mesmo que tal se deva a infantilidade ou ignorância, frisou na mesma altura à Lusa.

A peça foi elaborada em dois meses, num processo inverso àquele a que Ricardo Neves-Neves estava habituado a trabalhar já que construiu o texto sobre a composição do pianista que este mês edita o primeiro álbum de uma trilogia, acrescentou agora o encenador, sublinhando ter-se tratado de uma "tarefa dura", pois, "regra geral, levava um ano a fazer", frisou o também diretor do Teatro do Elétrico.

Relativamente às personagens, Ricardo Neves-Neves disse ter colocado as mais jovens, de 12 anos, como uma espécie de princesas da Mesopotâmia, ou seja, na antiga Síria, mais ou menos no ano 4000 a.C.

A ação passa-se numa floresta, onde não falta uma zona sobrenatural, nem uma dança entre as jovens e as árvores, mais uma vez com ligações ao absurdo, um tema habitual nas criações de Ricardo Neves-Neves.

No final, quando o drama está prestes a atingir uma "zona de morte", eis que as árvores surgem a planar, uma demonstração do "poder que a natureza exerce sobre o ser humano", observou.

O cenário foi montado sobre uma tentativa de juntar a fragilidade do ser humano com um "certo bem-querer" de que este desfruta por parte da natureza, ainda que o encenador assuma que não tenha pretendido com isso transmitir "alguma liução ecológica".

"Isto é mais um exemplo de como o mundo, nos últimos 100/150 anos mudou drasticamente, desde a revolução industrial, e como o ambiente de floresta, que era a coisa mais comum na vida de qualquer pessoa, há cerca de 100/150 anos, agora é para nós um sítio de exceção", sublinhou.

A peça pretende alertar para o facto de existirem seres vivos que têm uma existência curta e, portanto, trágica, mas que, nem por isso, deixam de ser belos e de dar sentido à vida humana. E o sentido trágico está mesmo muito presente em "Banda sonora", ainda que de forma "brincada, com uma certa leveza e algum sentido de humor", frisou o encenador.

"Banda sonora" é interpretada pelas atrizes Ana Valentim, Joana Campelo, Márcia Cardoso, Rita Cruz, Sílvia Figueiredo e Tânia Alves, que têm formação de canto.

A música é interpretada ao vivo pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, sob a direção do maestro Cesário Costa.

A direção vocal é de João Henriques e a sonoplastia de Sérgio Delgado.

A cenografia é de Sebastião Soares, os figurinos de Rafaela Mapril.

"Banda Sonora" é uma coprodução do S. Luiz, Teatro do Teatro do Elétrico e Cine-Teatro Louletano.

CP // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.