Portugal vence na Holanda e dá passo importante rumo ao título do 'Trophy'

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Amesterdão, Holanda, 09 mar (Lusa) - A seleção portuguesa deu hoje um importante passo rumo ao título do Rugby Europe Trophy, ao vencer na Holanda por 18-5, em partida da segunda jornada do segundo escalão europeu.

Com dois ensaios, contra apenas um dos holandeses, os 'lobos' igualaram a equipa 'laranja' no comando da competição, com nove pontos, mas têm menos um jogo disputado.

Numa partida marcada pelo forte vento que se fez sentir em Amesterdão, Portugal chegou ao intervalo a vencer por 6-0, graças a duas penalidades de Jorge Abecasis, resultado escasso para o enorme domínio territorial conseguido pela equipa de Martim Aguiar, que apenas no capítulo da formação ordenada revelou algumas dificuldades em comparação com o adversário.

Na segunda parte, e apesar de os holandeses começarem onde nunca haviam estado, nos últimos cinco metros de terreno português, por culpa de um erro defensivo nacional na reposição de bola holandesa, Portugal conseguiu ser mais acutilante e logrou romper por diversas vezes a linha de vantagem 'laranja'.

Foi assim que Rodrigo Marta assinou o primeiro ensaio português (66 minutos), antes de Martim Cardoso fechar as contas nacionais (79), com um ensaio transformado por Jorge Abecasis.

Com o triunfo no 'bolso', Portugal consentiu o ensaio de honra à Holanda (90+4 minutos), insuficiente para qualquer ponto de bónus do rival, já depois de José Rebelo de Andrade e Dirk Danen verem cartão amarelo (80+3) por picardias desnecessárias.

Jogo no National Rugby Centre, em Amesterdão.

Holanda - Portugal, 5-18.

Ao intervalo: 0-6.

Sob arbitragem do belga Maxime Burlet, as equipas alinharam:

- Holanda: Hugo Langelaan, Mark Darlington, Andrew Darlington, Kevin Krieger, Vincent Wright, Dirk Danen, Blake Nightingale, Ben Hamelink, Amir Rademaker, Jasey Vankampen, Sep Visser, Liam McBride, Illie Greeve, Siem Noorman e Joshua Gascoine.

Jogaram ainda Joseph Carden-Collins, Ross Bennie-Coulson, Kieran Hogg, Chesney Crosby, Mark Wokke, Tony Hoogenboom e Quinten Koster.

Selecionador: Gareth GIlbert

Ensaios (1): Kieran Hogg (80+4).

Conversões (0).

Penalidades (0).

- Portugal: João Vasco Côrte-Real, Nuno Mascarenhas, Francisco Bruno, José D'Alte, Jean Sousa, Salvador Vassalo, João Granate, Vasco Baptista, João Belo, Jorge Abecasis, António Cortes Monteiro, Tomás Appleton, Rodrigo Freudenthal, Rodrigo Marta e Manuel Cardoso Pinto.

Jogaram ainda João Moreira, José Rebelo de Andrade, Sebastião Villax, Martim Cardoso, Vasco Ribeiro e José Conde.

Selecionador: Martim Aguiar

Ensaios (2): Rodrigo Marta (66), Martim Cardoso (79).

Conversões (2): Jorge Abecasis (79).

Penalidades (2): Jorge Abecasis (26, 37).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para José Rebelo de Andrade (80+3) e Dirk Danen (80+3).

Assistência: Cerca de 1.000 espetadores.

SYL // PFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto (Voleibol): Tetracampeãs de Portugal. Crónica do jogo

2021, 2022, 2023 e 2024: o Futebol Clube do Porto acaba de se sagrar Campeão Nacional pela quarta vez desde que abriu a secção de voleibol feminino. Obrigadas a vencer o quinto e último dérbi da final do play-off, as novas Tetracampeãs deram uma resposta à altura dos pergaminhos do clube e bateram o PV Colégio Efanor, por 3-0, no Dragão Arena.

Jovem violado por ‘No Name Boys’ revela detalhes em julgamento

O julgamento de 13 elementos dos ‘No Name Boys’ que arrancou em final de fevereiro, no Campus da Justiça em Lisboa, encontra-se na reta final.

FC Porto (Sub-19): Calendário dos Sub-19 acertado com goleada. Crónica do jogo.

A equipa de sub-19 do FC Porto recebeu e bateu o Académico de Viseu, por 4-0, num encontro em atraso referente à nona ronda do Torneio de Apuramento do Campeão Nacional de Juniores A. Tiago Campas inaugurou o marcador do Estádio de Pedroso logo aos dois minutos, Tiago Andrade fez o segundo golo da tarde aos 18, Mariano Regal assinou o terceiro aos 64 e Gil Martins, o melhor marcador da prova, fechou a contagem de grande penalidade no tempo de compensação (90+2m).