Paredão da Costa da Caparica vedado por precaução

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 17 fev (Lusa) -- O paredão junto à praia do CDS, na Costa de Caparica, foi vedado com fitas pela Polícia Marítima por precaução, mas não está interditado, disse hoje à agência Lusa o comandante Cruz Gomes, da Capitania do Porto de Lisboa.

"Ontem [domingo] levantámos a interdição e deixámos apenas fitas a vedar por prevenção e segurança. Hoje, o mar está mais calmo e a preia-mar vai ser só às 17:00, mas vamos continuar a acompanhar a situação", adiantou.

No domingo, a praia do CDS, próxima do centro da Costa de Caparica, esteve interdita ao público depois de o mar ter galgado o paredão, causando inundações em cafés e restaurantes.

Em declarações hoje à agência Lusa, o comandante Cruz Gomes disse que a interdição do paredão foi levantada cerca das 18:00 de domingo e hoje a situação está mais calma.

"Em princípio, tudo indica que o mar hoje já não vai galgar e não está prevista a interdição da zona, mas amanhã [terça-feira] o mar vai piorar um bocadinho. Eventualmente será necessário interditar", explicou.

O comandante da Capitania de Lisboa disse ainda que, apesar de terem acorrido à praia do CDS dezenas de pessoas, não foi registado nenhum incidente.

"Foi tudo muito pacífico, ninguém se magoou e as pessoas respeitaram a sinalização", declarou.

O posto da Costa de Caparica está a acompanhar a evolução das marés e a controlar as condições climatéricas.

Na madrugada de sábado, as ondas galgaram o paredão inundando os estabelecimentos comercias da zona e arrastando areia e pedras para o paredão e parque de estacionamento.

A situação repetiu-se, com menos intensidade, à hora do almoço de sábado e novamente cerca das quatro da manhã de domingo.

Por causa da agitação marítima, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje e terça-feira dez distritos do continente e o arquipélago da Madeira sob aviso amarelo.

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, devido ao estado do mar, prevendo-se ondas de noroeste entre 4 e 5 metros.

DD (CP/SIM) // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

2024 foi ano de recordes de vendas nas lojas de centros comerciais revela associação

As lojas dos centros comerciais tiveram em dezembro o melhor mês de faturação em 2024, ano de recordes, segundo um estudo divulgado pela associação do setor, que aponta para um valor médio por compra de 40,97 euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.