Propostas dos jovens criadores Daniela Barros e João Melo Costa desfilam hoje em Londres

| País
Porto Canal / Agências

Londres, 16 fev (Lusa) -- O Portugal Fashion promove hoje, em Londres, os desfiles dos jovens criadores portugueses Daniela Barros e João Melo Costa na plataforma Fashion Scout, durante a semana de moda inglesa.

De acordo com a antecipação feita à agência Lusa, a apresentação decorre no Freemasons Hall, "tirando proveito de toda a dinâmica da London Fashion Week".

Daniela Barros -- que na última edição do evento de moda português passou do Espaço Bloom (jovens talentos) para a passerelle principal -- leva a Londres a coleção "Dalka", em que "apresenta uma silhueta forte e austera, onde a geometria e rigidez dos cortes aludem à química e à ligação dos seus elementos".

Num contraste entre materiais de cariz tecnológico e matérias de fibras naturais ou seda, a jovem designer explica que "a silhueta invoca a energia do caráter e do look feminino inspirado nas guerreiras históricas femininas, composta por várias camadas e linhas andrógenas".

"Blocos de cor são balançados por estampados que refletem a tridimensionalidade e visão microscópica; o preto e o cobalto são iluminados pelo branco", desenha ainda.

Por seu turno, João Melo Costa -- que em setembro já tinha estado na capital inglesa no programa complementar à última edição da London Fashion Week -- apresenta propostas para o próximo outono/inverno com que pretende "questionar os limites de alguém e descobrir o que o define", querendo "aceitar o indefinido como definição".

"A identidade de uma pessoa, assim como um 'data center', tem como base ligações complexas e aparentemente desconexas que nos refletem. Vestuário masculino retorcido? Feminilidade retorcida? A ideia é questionar a nossa individualidade e descobrir o que nos levou a ser", descreve.

Manuel Teixeira, da direção do Portugal Fashion, considera que esta é "uma parceria importante para a moda portuguesa, na medida em que o Fashion Scout já contribuiu para o lançamento de toda uma geração de criadores de moda".

"Até aqui, a aposta nos jovens criadores complementava um outro pilar do Portugal Fashion: a internacionalização. Atualmente, dado o amadurecimento e o sucesso do Bloom, podemos falar numa fusão destes pilares. Pretendemos dar visibilidade ao trabalho dos jovens saídos das escolas de moda e apoiá-los com base numa estratégia sustentada e verdadeiramente global born", acrescenta.

Para além destes desfiles de hoje, desde quinta-feira e até dia 23 de fereveiro, o traço dos jovens estilistas nacionais está em exposição na Internacional Fashion Showcase 2014, em Londres.

Para a Internacional Fashion Showcase 2014 - participação que resultou do desafio lançado pela Embaixada de Portugal no Reino Unido - o Portugal Fashion apresenta o conceito de "uma estufa com plantas que florescem para lá dos limites da sua estrutura".

No stand estão as propostas dos designers do Espaço Bloom, tendo sido escolhidos Carla Pontes, Carlos Couto, Cláudia Garrido, João Melo Costa, Mafalda Fonseca, O Simone e a marca Klar.

JF // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

Calor está de regresso e com temperaturas recorde para este ano

As temperaturas máximas vão subir a partir de terça-feira, prevendo-se máximas que podem ultrapassar os 30 graus em alguns locais de Portugal continental, disse à agência Lusa o meteorologista Pedro Sousa.

GNR e PSP aplicaram 90 contraordenações após fiscalizarem 43 bares noturnos

A GNR e a PSP fiscalizaram no fim de semana 43 estabelecimentos de diversão noturna que resultou na aplicação de 90 autos de contraordenação, refere um comunicado conjunto das duas forças de segurança.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.