Volkswagen chama carros à revisão na Austrália por perda de potência do motor

| Mundo
Porto Canal / Agências

Sydney, Austrália, 12 jun (Lusa) -- O fabricante alemão Volkswagen vai chamar à revisão milhares de veículos na Austrália devido a problemas relacionados com a perda de potência do motor.

Meios de comunicação social australianos dizem, citados pela agência Efe, que se acredita que as falhas podem causar acidentes como o que, alegadamente, terá provocado a morte de uma mulher em 2011.

Volkswagen não forneceu detalhes dos modelos alvo da revisão, mas a Associação Australiana de Automóveis assinalou que os alvos do problema são modelos como o Golf, Jetta, Polo, Passat e Caddy fabricados entre 2008 e 2011, referiu a cadeia de televisão ABC.

Apesar da ausência de informação, a comunicação social australiana calcula que serão chamados às oficinas 26.000 unidades.

As preocupações em torno da segurança dos Volkswagen aumentaram depois da morte de Melissa Ryan, cujo Golf foi abalroado por um camião numa estrada do estado de Vitória.

No mês passado, o condutor do camião declarou aos investigadores que o carro da mulher de 32 anos diminuiu a velocidade repentinamente.

Proprietários de outros veículos da marca alemã também se queixaram que os seus carros desaceleraram ou pararam em estradas australianas aparentemente por falhas na caixa de velocidades.

Recentemente a Volkswagen publicou uma carta aberta oferecendo aos seus clientes inspeções gratuitas depois da crescente preocupação pública em torno dos problemas mecânicos dos seus carros.

Noutros países como o Japão, Singapura e China a Volkswagen já chamou à revisão milhares de veículos que terão manifestado problemas idênticos.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Instituições europeias abrem portas para mobilização para eleições e celebração do Dia da Europa

As instituições da União Europeia estão a abrir as portas ao público em Bruxelas e outras cidades, com exposições e visitas especiais, para mostrar o trabalho da última legislatura e mobilizar a participação nas eleições de junho.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.