Praia do CDS, na Costa da Caparica, interditada devido à ondulação marítima

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 15 fev (Lusa) -- O acesso à praia do CDS, na Costa da Caparica, está hoje interditado devido à ondulação marítima, que inundou estabelecimentos comerciais e empurrou pedras e mobiliário urbano, causando prejuízos "elevados" aos comerciantes, revelou fonte da autarquia.

Na madrugada de hoje, as ondas galgaram o paredão e inundaram restaurantes, cafés e o parque de estacionamento da praia do CDS. Por volta das 15:00, a situação poderá repetir-se, já que haverá preia-mar.

Pouco antes do almoço, a Capitania do Porto Lisboa decidiu interditar o acesso à zona, disse à agência Lusa Rui Jorge Martins, vereador da Câmara Municipal de Almada com o pelouro da Proteção Civil.

"Nada disto era espectável. Tínhamos apenas o alerta amarelo da Proteção Civil e nem sequer havia indicação de ventos muito fortes. Fomos todos apanhados de surpresa", recordou o autarca, explicando que as ondas empurraram pedras e mobiliário urbano, que foi arrastado e "está agora a ser limpo" pelos serviços camarários.

O mau tempo provocou estragos nos estabelecimentos comerciais e, apesar de ainda não ter sido feito um balanço, o vereador acredita que serão "muito grandes para os concessionários, que têm de ser indemnizados".

Às 18:00, responsáveis da autarquia vão reunir-se com a população e com representantes dos espaços concessionários "para encontrar um caminho comum para reivindicar uma solução para esta situação", contou Rui Jorge Martins.

Para o vereador, esta situação poderia ter sido minimizada se o programa anual de recarga de areias não tivesse sido interrompido.

Rui Jorge Martins lembrou que "o INAG lançou um programa de recarga das areias em 2006, que servia para amortecer a força do mar e que era fundamental para não colocar esta zona em perigo. Mas o programa foi suspenso em 2010".

O programa tinha como objetivo colocar artificialmente areia nas praias que vão sendo retiradas no inverno.

SIM // ZO

LUSA/Fim

+ notícias: País

2024 foi ano de recordes de vendas nas lojas de centros comerciais revela associação

As lojas dos centros comerciais tiveram em dezembro o melhor mês de faturação em 2024, ano de recordes, segundo um estudo divulgado pela associação do setor, que aponta para um valor médio por compra de 40,97 euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.