Portugal vence África do Sul e joga 'play-off' de manutenção no Grupo II da Fed Cup

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Luxemburgo, 08 fev (Lusa) -- A seleção portuguesa feminina de ténis garantiu hoje a presença no 'play-off' de manutenção no Grupo II da Zona Europa/África da Fed Cup, ao vencer a África do Sul, por 2-0, no Centre National de Tennis, no Luxemburgo.

Ana Filipa Santos, de 22 anos e número 704 do 'ranking' mundial da ITF, foi a primeira portuguesa a entrar em ação na terceira jornada da 'pool' B e, perante Zani Barnard, uma jovem de 19 anos que ocupa o 831.º posto da mesma hierarquia, conquistou o primeiro ponto para a seleção nacional, ao fechar o primeiro singular do dia por 6-4 e 7-5, em uma hora e 29 minutos.

Consumada a primeira vitória na Fed Cup de Ana Filipa Santos, que se havia estreado na quinta-feira ao serviço da seleção, a bicampeã nacional absoluta Francisca Jorge (648.ª WTA) sentenciou o primeiro triunfo de Portugal, ao bater Chanel Simmonds (488.ª WTA) em dois 'sets', por 6-1 e 6-3, em menos de uma hora.

O encontro de pares, por já não influenciar o resultado final do confronto, acabou por não ter lugar.

Depois de concluir a 'pool' B do Grupo II na terceira posição, evitando o quarto lugar, que ditava a descida de divisão, Portugal vai defrontar no sábado a Bósnia, que perdeu diante da Áustria e da Tunísia na 'pool' A, num 'play-off' para decidir qual das duas equipas garante a permanência no Grupo II da Zona Europa/África. A formação derrotada será relegada para o Grupo III da Fed Cup.

SRYS // VR

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

De António Nicolau de Almeida a André Villas-Boas. 130 anos de história dos presidentes do FC Porto

Ao ser eleito presidente do FC Porto, André Villas-Boas tornou-se o sucessor de 31 homens que, desde 1893, transformaram uma sociedade de amigos ricos que se juntavam para praticar futebol numa potência desportiva internacional. Foram muitos os que deram contributos decisivos para o avanço do clube, mas nenhum se distingue mais do que Jorge Nuno Pinto da Costa, o líder mais longevo e titulado da história do desporto mundial.

FC Porto: Resultados do fim de semana

Equipas de futebol, andebol, basquetebol, hóquei em patins, voleibol, natação e de boxe representaram o clube

Pinto da Costa: "Vocês são um exemplo para todos" 

Jorge Nuno Pinto da Costa recebeu, ao final da tarde desta segunda-feira, no Museu FC Porto, o troféu do campeonato nacional de goalball. A equipa da modalidade, que já havia vencido a Supertaça no início da temporada, conquistou a principal prova nacional sem qualquer derrota. Fábio Oliveira, capitão e autor de 72 golos, foi eleito o melhor marcador da competição e recebeu o prémio de jogador mais valioso.