Penacova cria centro de soluções inovadoras para dinamizar turismo de natureza

| País
Porto Canal com Lusa

Penacova, Coimbra, 08 fev (Lusa) -- O município de Penacova quer dinamizar o turismo de natureza na região e apoiar o "desenvolvimento de soluções inovadoras" para o setor, através da criação do Centro de Inovação do Turismo de Natureza Km0.

"Dinamizar o turismo de natureza no município de Penacova, através do apoio a atividades que favorecem o aparecimento de soluções inovadoras capazes de explorar o potencial da região, é o principal objetivo do Km0", que acaba de ser criado, anunciou hoje a Câmara daquela vila do distrito de Coimbra, numa nota enviada à agência Lusa.

Com uma "estratégia de apoio ao empreendedorismo, à inovação tecnológica", desde aplicações (app) ou sensores a disponibilização gratuita de dados (open data), e à "promoção de conhecimento científico", em áreas como desporto, botânica, desenvolvimento sustentável e património, o centro de inovação "conta com o apoio do Instituto Pedro Nunes (IPN), da Universidade de Coimbra e de algumas startups tecnológicas" da região", adianta a autarquia.

O Km0 pretende afirmar-se como um centro de inovação para "apoiar os negócios nascentes nesta área" e "permitir o acesso dessas empresas/projetos a tecnologias capazes de suportar a sua implementação", sublinha o presidente da Câmara de Penacova, Humberto Oliveira, citado pela autarquia.

O centro também quer ser "ponto de ligação e mobilização do município", criar "um acervo de conhecimento científico, técnico e legislativo", e assumir-se como "a infraestrutura que possa servir de base para a exploração turística", acrescenta o autarca socialista.

Assumindo o turismo enquanto eixo de desenvolvimento regional, os promotores do projeto apostam ainda no potencial da região para a prática e promoção do turismo de natureza.

"A geografia do terreno permite que se realizem diversas atividades ligados ao turismo e desporto de natureza", sustenta Humberto Oliveira, referindo que "em todo a vasta área do concelho existem circuitos pedestres, trilhos de 'trail tuninng' e BTT, todos devidamente homologados e sinalizados, que permitem descobrir vários recantos naturais", tanto em espaços urbanos como rurais.

Penacova conjuga montanha e biodiversidade e os vales dos rios Mondego e Alva têm "condições privilegiadas para a prática dos desportos de natureza", com destaque designadamente para "canoagem, slide, rappel, paintball, escalada, BTT e passeios pedestres", conclui o autarca, recordando que o município dispõe de dois parques de campismo e de duas praias fluviais.

O Centro de Inovação do Turismo de Natureza "responde assim a uma das necessidades e estratégias apontadas pelo Plano Estratégico Nacional do Turismo", que considera a natureza como um dos "dez produtos turísticos estratégicos" para o país, cujo crescimento anual previsto é de "05% nos próximos anos, fruto dos principais mercados emissores" a nível europeu (Alemanha, Reino Unido, Holanda, Escandinávia, França e Itália).

O Km0 é um dos 15 projetos contemplados com uma 'bolsa de ignição' do Inov C 2020, consórcio cofinanciado pelo Programa Operacional Centro 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, liderado pela Universidade de Coimbra e do qual fazem parte "dez parceiros nucleares", entre as quais os institutos politécnicos de Coimbra, de Leiria e de Tomar, o IPN e os parques tecnológicos de Óbidos (Obitec) e do Vale do Tejo (TagusValley).

JEF // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.