Frente Comum acusa Governo de violar direito à progressão da função pública

| País
Porto Canal com Lusa

A Frente Comum acusou esta segunda-feira o Governo de violar o direito à progressão dos funcionários públicos, por não lhes permitir manter os pontos da avaliação e progredir a partir da nova base da carreira.

Atualizado 05-02-2019 11:25

Numa conferência de imprensa para uma tomada de posição sobre o decreto-lei que determina a remuneração base na Administração Pública, aprovado há pouco mais de uma semana pelo Conselho de Ministros, a dirigente da Frente Comum de Sindicatos da CGTP, Ana Avoila, explicou não estar contra o aumento para 635,07 euros do salário base da função pública, mas contra a perda dos pontos da avaliação de desempenho que dariam direito às progressões na carreira.

A sindicalista defendeu ser "uma falácia" o Governo anunciar um gasto de 50 milhões de euros com o aumento da remuneração base, uma vez que este aumento é obrigatório face à subida do salário mínimo nacional.

"Eles [os membros do Governo] sabiam que tinham de gastar aquele dinheiro [os 50 milhões de euros]", afirmou, acusando o executivo de "andar a fazer uma campanha com os 50 milhões quando sabiam que os tinham de gastar".

Ana Avoila acusou ainda o Governo de "poupar à custa da carreira dos trabalhadores", referindo-se aos que perdem os pontos que lhes iam permitir progredir na carreira, trabalhadores a quem, segundo a sindicalista, o "Governo rouba tempo de serviço".

A Frente Comum anunciou ainda estar a recolher postais assinados por trabalhadores prejudicados com o novo regime de remuneração base na Administração Pública para os entregar no final deste mês ao primeiro-ministro e outros aos órgãos representativos, e disse que "até ao final da legislatura não vão abrandar" os protestos, apelando à participação dos trabalhadores na greve marcada para o próximo dia 15.

"A Frente Comum exige que seja garantido a todos os trabalhadores que passem para a posição remuneratória dos 635,07 euros a contagem do tempo de serviço e o direito à progressão", disse a sindicalista.

A Frente Comum de Sindicatos da CGTP quer ainda que o Governo proceda à atualização salarial anual "para todos os trabalhadores" e faça a revisão da tabela remuneratória única "garantindo a proporcionalidade entre os vários níveis remuneratórios".

Ana Avoila referiu também "estar curiosa" sobre a posição que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai assumir (se o veta ou promulga) perante o decreto-lei aprovado a 24 de janeiro pelo Conselho de Ministros.

A Federação dos Sindicatos da Administração Pública (FESAP) já tinha também criticado o diploma, considerando-o "um embuste, uma engenharia jurídica e financeira que irá beneficiar poucos trabalhadores".

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.