PS diz que Governo confirma cortes permanentes e retroactivos nas pensões

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 13 fev (Lusa) - O PS considerou hoje que o Governo confirmou a sua intenção de cortar de forma retroativa e definitiva nas pensões, incluindo as mais baixas, e de pretender transferir contribuições do sistema público para fundos privados.

Estas acusações foram feitas pelo vice-presidente da bancada socialista Pedro Marques, em reação à entrevista concedida pelo ministro da Solidariedade e da Segurança Social, Pedro Mota Soares, à Rádio Renascença e Jornal de Negócios.

"Por várias vezes o secretário-geral do PS [António José Seguro] interpelou o primeiro-ministro [Pedro Passos Coelho] sobre a estratégia de transformar aquilo que é provisório e extraordinário em cortes permanentes de pensões. O ministro da Solidariedade vem agora confirmar esses cortes de pensões" de forma "permanente e retroativa", declarou Pedro Marques aos jornalistas.

PMF // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.