Caminha pede intervenção urgente para recuperar duna destruída pelo mar

| Norte
Porto Canal / Agências

Caminha, 12 fev (Lusa) - A Câmara de Caminha pediu hoje uma "intervenção urgente" no litoral de Vila Praia de Âncora depois de a forte agitação marítima das últimas semanas ter destruído uma duna, alterando o curso do rio.

Em causa está a destruição "por completo" da duna dos Caldeirões, junto ao centro da freguesia de Vila Praia de Âncora, devido à forte agitação marítima e às sucessivas cheias deste ano.

A destruição da duna fez ainda alterar o curso do rio Âncora na sua foz, ao desaguar no mar, provocando, segundo a autarquia de Caminha, "vários problemas estruturantes" no local.

"É urgente restaurar o curso do rio antes do verão. Esta é uma situação que tem de ficar resolvida até maio", defendeu entretanto a Câmara, após reunião realizada esta semana, no local, entre autarcas, responsáveis da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e da sociedade Polis do Litoral Norte.

Face à "gravidade da situação", o presidente da Câmara, Miguel Alves, defendeu como "urgente" que a APA tome medidas e que "resolva o problema da duna", definindo para tal "um plano de ação imediato".

A autarquia quer ainda que os contributos dos autarcas das freguesias de Âncora e de Vila Praia de Âncora, dos representantes de associações ambientalistas e de pescadores locais sejam, igualmente, levados em conta no desenho desta operação.

Segundo a mesma fonte, responsáveis da APA deverão reunir-se na próxima semana com a Câmara de Caminha, na presença de um especialista em erosão costeira, para definir uma intervenção no local.

PYJ // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

As imagens do novo viaduto que já “faz sombra” na A28

O novo viaduto em Matosinhos que “deslizou” sobre a A28 na madrugada deste sábado e que obrigou ao corte da autoestrada já está a mudar a vista dos milhares de automobilistas que por lá passam nas viagens diárias.

Incêndio em Oliveira de Azeméis consome três hectares de floresta

Um incêndio consumiu três hectares de eucaliptal em Oliveira de Azeméis, avançou ao Porto Canal António Justino, comandante dos Bombeiros Voluntários da cidade. Neste momento o incêndio está já em fase de rescaldo.

Mais de 100 bombeiros combatem incêndio em Albergaria-a-Velha

Um incêndio deflagrou esta madrugada no local de Palhal, na freguesia de Branca, Albergaria-a-Velha.