Brexit: Timmermans responde com Rolling Stones a Eagles de deputado britânico

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Estrasburgo, França, 16 jan (Lusa) -- O primeiro vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, e o eurodeputado conservador britânico Syed Kamall protagonizaram hoje um momento "musical" no debate sobre o 'Brexit' em Estrasburgo, recorrendo a Rolling Stones e Eagles para defender pontos de vista opostos.

Num debate no Parlamento Europeu no dia seguinte à rejeição do acordo de saída do Reino Unido da UE pelo Parlamento britânico, Syed Kamall, co-líder da bancada dos Conservadores Europeus, expôs o que considerou serem as principais razões que levaram a Câmara dos Comuns a chumbar de forma clara o acordo, destacando a questão do chamado 'backstop', o mecanismo de segurança que impõe uma união aduaneira temporária até que seja encontrada uma solução para a questão da fronteira entre Irlanda e Irlanda do Norte.

Segundo Kamall, em Westminster muitos deputados "estão preocupados pelo facto de os Tratados da UE preverem uma cláusula de saída, a nível do artigo 50", mas receiam que, no quadro do 'backstop', o Reino Unido fique retido indefinidamente na União Aduaneira, "talvez para sempre".

"Eles costumam citar a canção 'Hotel California': 'you can check out anytime you like, but you can never leave'", disse, citando um excerto da famosa canção da banda norte-americana Eagles, que pode ser traduzido como "pode fazer check-out quando quiser, mas nunca pode sair".

Na intervenção de conclusão do debate, Timmermans, primeiro vice-presidente do executivo comunitário (e candidato dos Socialistas Europeus a presidente da Comissão nas próximas eleições europeias), reiterou que a UE sempre teve uma postura construtiva ao longo das negociações para o 'Brexit', mas sublinhou que, ao decidir deixar o bloco europeu, o Reino Unido não pode escolher ficar com as partes positivas do que significa ser Estado-membro e rejeitar as restantes.

"Não podem dizer honestamente: 'vou deixar a UE, mas vou levar comigo tudo o que gosto, independentemente do que isso provocar à EU'", apontou.

A terminar, e lembrando o recurso a uma música dos Eagles pelo deputado britânico, Timmermans anunciou que iria citar uma banda, por sinal britânica, os Rolling Stones, sintetizando os seus argumentos com um excerto de uma música também famosa: "You can't always get what you want, but if you try sometimes you can get what you need".

Algo como "Não podes ter sempre o que desejas, mas se tentares por vezes podes conseguir o que precisas".

ACC // FPA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Eleições na Catalunha. Socialistas vencem e independentistas perdem maioria após 14 anos

Os partidos independentistas perderam a maioria que tinham no parlamento da Catalunha nas eleições regionais de hoje, que os socialistas venceram, segundo dados oficiais quando estavam contados 90% dos votos.

Número de mortos em Gaza ultrapassou os 35 mil este domingo

O número de mortos na Faixa de Gaza desde o início da guerra ultrapassou hoje os 35 mil, segundo dados do Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo movimento radical Hamas.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.