Inundações nas Termas de Monte Real, Leiria, danos por quantificar

| País
Porto Canal / Agências

Leiria, 12 fev (Lusa) -- O espaço que alberga as termas de Monte Real, no concelho de Leiria, inundou na terça-feira à noite, provocando "muitos estragos" que ainda não estão quantificados, disse à agência Lusa fonte da empresa.

"A parte do SPA e termas inundou devido ao rebentamento da margem do rio Lis, provocando muitos estragos que ainda estão por contabilizar, porque, por questões de segurança, as pessoas não podem aceder ao seu interior", disse a mesma fonte.

Esta responsável esclareceu que quando o espaço foi requalificado, em 2009, "houve a preocupação de o executar acima da cota do nível máximo de cheias registado naquela zona", mas que "foi ultrapassado esta noite", provocando danos.

"Com exceção do SPA e termas, toda a unidade hoteleira está a funcionar", garantiu a mesma fonte, nada adiantando sobre a previsão de reabertura do espaço inundado.

À agência Lusa, o comandante municipal da proteção civil, Artur Figueiredo, adiantou que "a mota do rio, junto ao açude da Carreira, cedeu, tendo provocado uma inundação da margem esquerda do rio".

"A partir daí, a zona ficou toda inundada, tendo as águas chegado à zona das termas de Monte Real, inundando as instalações", declarou Artur Figueiredo, esclarecendo que a situação terá ocorrido pelas 20:30 de terça-feira.

Ao local deslocaram-se 15 bombeiros, apoiados por cinco viaturas, dos Municipais e Voluntários de Leiria e, ainda, da corporação de Ortigosa.

As termas de Monte Real começaram a ser exploradas de forma profissional em 1926 por Olímpio Duarte Alves, em cuja família permaneceram até março de 2005, data em que foram adquiridas pelo Grupo Lena.

O grupo investiu no local 27 milhões de euros, incluindo a recuperação da unidade hoteleira, de quatro estrelas, e a criação de outros espaços.

Atualmente, o complexo é propriedade de um fundo que gere ativos imobiliários turísticos, o Discovery Portugal Real Estate.

SR // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Provedoria de Justiça recebeu queixas sobre atuação de juntas de freguesia para com migrantes

A Provedoria de Justiça recebeu quatro queixas sobre a atuação de juntas de freguesia que têm “uma componente essencial” relacionada com os direitos dos migrantes, disse à Lusa fonte oficial do organismo.

Meteoro ilumina o céu na noite deste sábado

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50.

As imagens do meteoro que pintou o céu na noite deste sábado

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50.