Seis barras fechadas devido à agitação marítima

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 12 fev (Lusa) - Seis barras marítimas estão hoje fechadas à navegação e outras três condicionadas devido à previsão de forte agitação marítima, de acordo com a informação disponível na página da Marinha Portuguesa na Internet.

A Marinha indica que as barras de Caminha, Póvoa do Varzim, Douro, Esposende e São Martinho do Porto estão fechadas devido à agitação marítima.

As barras de Aveiro e da Figueira da Foz estão fechadas a embarcações de comprimento inferior a 15 e 35 metros, respetivamente.

No que diz respeito à barra de Vila do Conde, a Marinha aconselha que as embarcações até 12 metros de comprimento ou/e calado inferior a 2 metros devem praticar a barra no período compreendido entre as três antes e três horas depois da preia-mar.

Para as embarcações com comprimento superior a 2 metros e/ou calado superior a 2 metros apenas podem praticar a barra no período da preia-mar.

As restantes barras marítimas de Portugal continental e dos arquipélagos da Madeira e dos Açores encontram-se abertas.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje na costa Ocidental ondas de noroeste com 3 a 4 metros, sendo de 2,5 a 3,5 a sul do Cabo Raso.

Na costa sul, prevêem-se ondas de sudoeste com 1 a 2 metros, sendo de 2 a 3 metros no barlavento.

Quanto ao estado do tempo no continente, o IPMA prevê céu muito nublado, períodos de chuva fraca ou chuvisco, tornando-se moderada a partir do final da manhã nas regiões norte e centro e no Alto Alentejo e queda de neve nos pontos mais altos da serra da Estrela até ao início da manhã.

Está previsto também vento fraco a moderado predominando de sudoeste, soprando moderado no litoral oeste e moderado a forte nas terras altas, neblina ou nevoeiro e pequena subida da temperatura mínima na região sul e pequena descida na região norte.

Para os Açores, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado com abertas, temporariamente encoberto, chuva fraca especialmente a partir da tarde e vento moderado a fresco.

Na Madeira, prevêem-se períodos de céu muito nublado e vento fraco a moderado do quadrante oeste.

Quanto às temperaturas, em Lisboa, Leiria e Beja prevê-se uma máxima de 15 graus Celsius, no Porto e Viana do Castelo 14, Bragança, Viseu e Castelo Branco 10, Guarda 6, Faro 18, Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 17 e Funchal 20.

DD // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Meteoro ilumina o céu na noite deste sábado

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50.

As imagens do meteoro que pintou o céu na noite deste sábado

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50.

Buscas por “possível queda de meteorito” em Castro Daire encontram-se suspensas

A Proteção Civil desmobilizou os meios de socorro da zona de Castro Daire, distrito de Viseu, onde houve relatos de uma "possível queda de meteorito", disse esta madrugada à Lusa fonte da organização, admitindo novas buscas de manhã.