Indonésia: Cáritas Portuguesa disponibiliza 15 mil euros e abre conta solidária

| País
Porto Canal com Lusa

Redação, 24 dez (Lusa) -- A Cáritas Portuguesa anunciou hoje ter disponibilizado 15 mil euros de receitas próprias para um apoio de emergência às famílias das vítimas do tsunami na Indonésia, que no sábado provocou pelo menos 373 mortos e mais de 1.400 feridos.

"A Cáritas Portuguesa disponibilizou de imediato o valor de 15.000 euros de receitas próprias, para apoio de emergência, através da Caritas Internationalis. Além desta verba, foi aberta a conta solidária 'Cáritas ajuda as vítimas do tsunami', com o IBAN PT50 0036 0324 9910 0019 2847 6 (Montepio) e a verba angariada destina-se a apoiar as famílias atingidas por esta calamidade", sublinha, um comunicado.

Na nota, a Cáritas salienta que "responde, desta forma, ao apelo deixado pelo papa Francisco".

De acordo com a instituição, a Cáritas da Indonésia (KARINA) informou a Caritas Internationalis de que a zona afetada cobre as dioceses de Bogor e de Tajung Karang e que estas estão a recolher informação para apoiarem as autoridades no resgate às vítimas.

"Irão, também, iniciar-se os levantamentos de necessidades para se poder dar uma resposta coordenada a esta emergência. Esta manhã foram já distribuídos 700 kits de alimentos prontos a consumir: 500 para o hospital e 200 no posto de atendimento em Kalianda", adianta o comunicado.

Já em 26 de setembro de 2004, a Cáritas Portuguesa tinha prestado um apoio de emergência "às vítimas de um devastador tsunami que atingiu o Oceano Índico, deixando centenas de milhares de mortos por todo o sudeste asiático, em particular na Indonésia".

Naquela altura, "além do apoio de emergência prestado, com a generosidade dos portugueses e através das Cáritas nacionais", a instituição "apoiou a construção de habitações e permitiu a centenas de famílias recuperarem os seus meios de subsistência e reorganizarem as suas vidas".

Pelo menos 373 pessoas morreram, 128 continuam desaparecidas e 1.459 ficaram feridas no tsunami que no sábado atingiu a Indonésia, segundo a Agência Nacional de Gestão de Desastres.

APE // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

Primeiro, a Aurora. Depois, o meteoro. Portugueses já preparam fenómeno do próximo fim-de-semana

Os últimos fins-de-semana ficaram marcados por fenómenos inéditos em Portugal que tiveram sempre como protagonista o céu. Depois de uma aurora boreal que pintou de rosa a noite de 10 para 11 de maio, neste fim-de-semana foi a vez de um forte clarão rasgar os céus portugueses. Estes dois eventos, muito raros em território nacional, estão a ser abundantemente comentados e uma das perguntas mais feitas é: o que aguarda o próximo sábado e domingo?

Meteoro avistado em Portugal não atingiu a superfície terrestre

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50. O fenómeno provocou um rasto de luz verde, segundo vários relatos partilhados nas redes sociais.

Balcão de Denúncia online para migrantes e refugiados lançado esta terça-feira

O coletivo Humans Before Borders, estudantes da Escola Superior de Educação do Porto e um grupo de migrantes e refugiados vão lançar, na terça-feira, um balcão de denúncia online para registar queixas e recolher testemunhos.