Rio Douro continua acima do cais da Régua depois de subir 4 metros

Rio Douro continua acima do cais da Régua depois de subir 4 metros
| Norte
Porto Canal

No distrito de Vila Real, o rio Douro continua hoje acima do cais da Régua e inundou dois estabelecimentos comerciais, enquanto os transportes escolares circularam com normalidade, depois da queda de neve na segunda-feira.

Manuel Saraiva, da proteção civil municipal de Peso da Régua, disse hoje à agência Lusa que o caudal do rio galgou o cais fluvial já na quinta-feira, subindo entretanto cerca de quatro metros.

O rio inundou os dois estabelecimentos comerciais ali localizados, uma loja de artesanato e um bar, onde chegou ao telhado.

Este foi mesmo, segundo o mesmo responsável o "ponto mais alto que atingiu o Douro" neste inverno.

No entanto, os equipamentos e bens destes dois estabelecimentos comerciais já foram retirados em dezembro, na primeira vez que o caudal do Douro subiu.

Manuel Saraiva referiu que a proteção civil está permanentemente a monitorizar o rio.

O responsável salientou que ainda, de momento, o rio não representa riscos para as populações, uma vez que, para isso, teria que subir "mais três metros", cenário em que atingiria a avenida do Douro, no lugar da Barroca, afetando a circulação rodoviária.

A subida das águas até ao cais e aos dois estabelecimentos comerciais é uma situação considerada normal, já que estão construídos em leito considerado de cheia.

Entretanto, em outros pontos do distrito, a situação regressou à normalidade depois da neve ter caído com intensidade cerca das 06:00 de segunda-feira, afetando a circulação em algumas estradas das zonas mais altas dos concelhos de Vila Real, Vila Pouca de Aguiar e Mondim de Basto.

Segundo fontes da proteção civil municipal, hoje manhã todos os autocarros escolares fizeram o transporte dos alunos.

+ notícias: Norte

Álvaro Santos, eleito presidente da CCDR-N, quer dar “início a um novo ciclo” no Norte

Álvaro Santos, nome indicado por PSD e PS para a presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte e que foi eleito, disse à Lusa que quer “dar início a um novo ciclo” na região.

APA dá parecer favorável condicionado à mina da Borralha em Montalegre

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) emitiu parecer favorável à mina da Borralha, em Montalegre, condicionado à apresentação de estudos e elementos e ao cumprimento de medidas e programas de monitorização, bem como de várias condicionantes.

Carla Costa nova vereadora na Câmara de Gaia após saída de Álvaro Santos

Carla Costa é a nova vereadora do executivo de Luís Filipe Menezes na Câmara de Gaia, ocupando o lugar deixado vago com a saída de Álvaro Santos, segunda-feira eleito presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.