Várias estradas cortadas e condicionadas no distrito de Leiria

| País
Porto Canal / Agências

Leiria, 11 fev (Lusa) -- Várias estradas estão hoje cortadas e condicionadas no distrito de Leiria devido à chuva intensa que originou o transbordo de ribeiras, deslizamentos de terras e a criação de lençóis de água.

Fonte da GNR de Leiria disse à agência Lusa que a estrada nacional 8, entre o quilómetro 75,5 e 76,2, em Paul, concelho do Bombarral, está encerrada nos dois sentidos devido a inundação.

O rio Real transbordou e inundou, sobretudo, as zonas do Sanguinhal e Paul, informaram os bombeiros locais.

Esta via nacional está, também, cortada ao trânsito na localidade de Mendalvo, Alcobaça.

A estrada municipal 237-1 em Mata Mourisca, concelho de Pombal, está igualmente encerrada devido a inundação, enquanto a nacional 2, em Pedrógão Grande, está cortada ao tráfego automóvel devido a deslizamento de terras.

Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria, há outras vias cortadas - nos campos do Lis e em Azoia, ambas no concelho de Leiria - "havendo ainda outras vias com trânsito condicionado um pouco por todo o distrito devido à precipitação intensa".

De acordo com o comandante dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça, "estão fechadas algumas artérias dentro da cidade e alguns caminhos municipais que se encontram submersos".

Os bombeiros registaram ainda algumas inundações em casas, garagens e no parque de estacionamento do hotel das Termas da Piedade.

Alguns carros ficaram também parcialmente submersos, informou Mário Serol.

Pelas 14:00, a queda de precipitação teve "um ligeiro abrandamento", mas "o elevado caudal dos rios pode ocasionar mais inundações quando se registar a preia-mar, na Nazaré", concluiu o mesmo responsável.

A GNR aconselha os automobilistas a conduzirem com a máxima precaução, adequarem a condução às condições climatéricas e do veículo e se puderem evitar circular que o façam.

"Em caso de deslocação para locais onde habitualmente ocorram cheias, a GNR recomenda o contacto com esta força policial para obtenção de informação sobre o estado das vias", acrescentou o capitão Pedro Rosa, do Destacamento Territorial de Leiria.

SR/DYA/FYC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira. Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Eurodreams. Dois apostadores vencem prémio de dois mil euros por mês durante cinco anos

Não se registaram totalistas no sorteio desta quinta-feira do Eurodreams, contudo houve dois apostadores estrangeiros que conseguiram o segundo prémio, em que são distribuídos 2.000 euros por mês ao longo de cinco anos.

Acidentes com motas, bicicletas e trotinetes aumentaram significativamente em 2023

Os acidentes com motociclos, bicicletas e trotinetes registaram “aumentos significativos” em 2023, tendo as vítimas mortais subido 25% nas motas e quase 36% nos velocípedes em relação a 2022, revela a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).