Baixa de Coimbra recebe concertos de projetos emergentes da cidade

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 12 dez (Lusa) - A Baixa de Coimbra recebe pequenos concertos gratuitos de projetos emergentes da cidade, que vão tocar no sábado e no dia 22 em espaços comerciais desocupados do centro histórico, disse hoje a organização do evento.

O ciclo de pequenos concertos conta com a participação de cinco projetos musicais que estão a emergir na cidade, dando palco a "bandas que estão a começar, que ainda não têm um público consolidado e que têm mais dificuldade em conseguir tocar nas salas mais formais da cidade", disse à agência Lusa Ricardo Jerónimo, responsável pelo agenciamento da produtora e estúdio de gravação de Coimbra Blue House, entidade que coproduz o evento juntamente com a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC).

No sábado, atuam os projetos Pinhata e Defrosted Pork Chops, bandas de jovens da cidade que estão em fase de gravação e "com projetos interessantes, que combinam várias influências" dos seus músicos, explanou.

Já no dia 22, também um sábado, atuam Filipe Furtado, açoriano a morar em Coimbra que combina bossa nova com jazz, Busted Kittens, projeto de Gonçalo Parreirão, e ainda MC Ruze, que não é emergente, "mas que tem, na sua música, uma forte ligação à comunidade local e a Coimbra e fazia todo o sentido" acabar o ciclo com este rapper da cidade.

Os concertos vão decorrer entre as 11:30 e as 16:15, em diversas zonas da Baixa da cidade, como o Terreiro da Erva, a Praça do Comércio ou o Adro de Baixo, sempre "em espaços comerciais que necessitam de emergir, que já tiveram uma função, mas que estão fechados à espera de uma nova ocupação", contou Ricardo Jerónimo.

De acordo com este responsável, a Blue House tem vontade "de começar a fazer a produção de alguns eventos âncora" na cidade, esperando em 2019 dar continuidade a este ciclo de concertos dedicado às bandas emergentes, juntamente com a APBC.

A Blue House é uma agência e estúdio de gravação de Coimbra, que trabalha com projetos da cidade, como Birds Are Indie, a Jigsaw, d3ö, Subway Riders ou The Parkinsons.

JYGA // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Reduzir a imigração significa a destruição da economia, defende especialista em migrações

O geógrafo e sociólogo holandês Hein de Haas considera que os imigrantes não roubam empregos nem baixam os salários e que se os países quiserem ter menos estrangeiros podem fazê-lo, destruindo a sua economia.

Semana do Bem-Estar Digital arranca este domingo para alertar para os perigos da net e redes sociais

Uma conferência internacional sobre a prevenção e combate à violência sexual ‘online’ contra crianças e jovens e o uso excessivo e problemático de ecrãs é o ponto alto da Semana do Bem-Estar Digital, que arranca este domingo.

Já foram reabertos todos os troços do maciço central da Serra da Estrela

O acesso ao maciço central da Serra da Estrela voltou este domingo a estar transitável por todas as suas artérias, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.