Catorze barras marítimas fechadas e duas condicionadas

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 10 fev (Lusa) -- Catorze barras marítimas estão hoje fechadas à navegação e outras duas condicionadas devido à previsão de forte agitação marítima, de acordo com a informação disponível na página da Marinha Portuguesa na Internet.

A Marinha indica que as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Douro, Aveiro, Figueira da Foz, Nazaré, São Martinho do Porto, Peniche, Alvor, Tavira e Vila Real de Santo António estão fechadas devido à forte agitação marítima.

De acordo com a Marinha portuguesa, a barra de Viana do Castelo está fechada a embarcações de comprimento inferior a 30 metros e a de Leixões a navios de comprimento inferior a 35 metros.

Por causa do mau tempo, que já provocou estragos por todo o país, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, dez distritos do continente devido à previsão de forte agitação marítima com ondas de noroeste com 9 a 11 metros.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso vermelho até às 16:00 de hoje.

Por causa da agitação marítima, o IPMA colocou também a Madeira até às 12:59 sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 6 metros.

Também sob aviso laranja estão os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Évora devido à previsão e vento forte com rajadas da ordem 110 quilómetros/hora e de 130 quilómetros/hora nas terras altas até às 18:59 de hoje.

Estes mesmos distritos estão sob aviso amarelo devido à queda de neve acima dos 600 metros até às 13:00 de hoje.

Também o grupo Ocidental (Corvo e Flores) está sob aviso amarelo devido ao vento forte até às 12:59 de hoje.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil mantém o alerta laranja, o segundo mais grave, em todo o território até às 08:00 de hoje.

DD // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Português morre em colisão rodoviária na Suíça

Um homem de 62 anos com nacionalidade portuguesa morreu, este sábado, em St-Gingolph, na Suíça, na sequência de uma colisão entre o motociclio que conduzia e o veículo ligeiro que seguia à sua frente, escreve o jornal suíço 24 Heures.

Sistema de controlo de fronteiras afetado por problemas no 'datacenter' da AIMA

O sistema de controlo de fronteiras foi esta segunda-feira afetado devido a problemas no arrefecimento do ‘datacenter’ da Agência para a Integração Migrações e Asilo (AIMA), revelou o gabinete do secretário-geral do Sistema de Segurança Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".