Proteção Civil diz que se mantém "resposta pronta e eficaz" às populações

Proteção Civil diz que se mantém "resposta pronta e eficaz" às populações
| País
Porto Canal com Lusa

A Proteção Civil assegurou este domingo que a suspensão da informação operacional por parte dos bombeiros não está a colocar em risco a "resposta pronta e eficaz" no socorro às populações.

A garantia foi dada em conferência de imprensa, na sede da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), em Carnaxide, no concelho de Oeiras, pelo comandante do Agrupamento Distrital Centro-Norte, Pedro Nunes.

Pedro Nunes disse que a suspensão, desde as 00:00 de hoje, das comunicações das ocorrências pelos bombeiros aos comandos distritais de operações de socorro "não coloca em causa a segurança e a prontidão do sistema da Proteção Civil", salientando "a resposta pronta e eficaz" de todos os agentes, incluindo os bombeiros.

"O sistema está a funcionar normalmente", sublinhou, acrescentando que a informação operacional está a chegar à Proteção Civil através da linha 112, do Instituto Nacional de Emergência Médica e também dos bombeiros.

O comandante do Agrupamento Distrital Centro-Norte adiantou que a ANPC "tem reforçado a coordenação institucional" para garantir o "reforço da monitorização das situações no país".

Pedro Nunes referiu, sem apontar causas, que houve hoje um decréscimo de 23% no número de ocorrências face ao período homólogo de 2017.

O responsável escusou-se a comentar as declarações do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, optando por transmitir uma mensagem de tranquilidade às pessoas.

Eduardo Cabrita considerou hoje que a suspensão da comunicação das ocorrências promovida pela Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) é ilegal e coloca em causa a segurança das pessoas ao afetar a coordenação de meios de resposta.

Em reação, a LBP, que reclama uma direção nacional autónoma e independente de bombeiros, reiterou que a prestação do socorro não está em risco.

+ notícias: País

Jackpot de 166 milhões de euros sem vencedor mas prémios a caminho de Portugal

Não foi desta que o montante "chorudo" do Euromilhões foi atribuído. Para o sorteio 033/2024 desta sexta-feira estavam em jogo 166 milhões de euros.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.

Libertados suspeitos de tráfico de droga e violência doméstica devido à greve dos oficiais de justiça

A greve dos funcionários judiciais levou a que mais cinco detidos tenham hoje sido colocados em liberdade por se ter esgotado o prazo para apresentação a interrogatório judicial, adiantou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).