Governo desafia ensino superior a levar alunos ao Côa para estudarem evolução

| País
Porto Canal com Lusa

Vila Nova de Foz Côa, Guarda, 06 dez (Lusa) - O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior desafiou hoje politécnicos e universidades a enviar alunos ao Vale do Côa, no âmbito do processo de aprendizagem, para melhor perceberem a evolução histórica da população mundial.

"O Parque Arqueológico do Vale do Côa [PAVC] tem uma grande importância para melhor se perceber a evolução da população, não só deste território, bem como da população mundial e, ao mesmo tempo, [para] desenvolver investigação a partir do próprio Parque a vários níveis científicos", vincou secretário de Estado Sobrinho Teixeira.

Para o governante, o desafio serve para os estudantes aprofundarem os seus trabalhos de estágio e de investigação.

"Por um lado, os alunos podem começar por dar valor à história e à arqueologia a partir do PAVC e, ao mesmo tempo, realizar um conjunto de trabalhos através de processos de investigação reais", disse Sobrinho Teixeira.

O antigo presidente do Instituto Politécnico de Bragança defendeu que se for possível, a partir da realidade do Côa, induzir os alunos a fazer uma aprendizagem real, se está a dar um passo em frente na formação académica de cada um.

O desafio foi lançado no decurso da sessão de encerramento do "Côa Symposium", que hoje terminou em Vila Nova de Foz Côa, no distrito da Guarda, e que juntou alguns dos maiores especialistas mundiais em arte rupestre.

O presidente da Fundação Côa Parque (FCP), Bruno Navarro, por seu lado, avançou que o Ministério da Ciência e Tecnologia vai testar "soluções tecnológicas inovadoras," que vão ser colocadas ao serviço dos investigadores da FCP.

"Trata-se de colocar a tecnologia ao serviço do conhecimento e do património, preservando o passado e dando a conhecê-lo a novas gerações", enfatizou o responsável.

A proposta deixada pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, foi bem acolhida no seio da Fundação que gere o Museu e o Parque Arqueológico.

Outras das novidades é a possível realização do "Côa Symposium" de dois em dois anos, numa abordagem de novas temáticas científicas, em diversas áreas da investigação.

FYP // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.