Alerta vermelho em 10 distritos de Portugal Continental por causa do vento

Alerta vermelho em 10 distritos de Portugal Continental por causa do vento
| País
Porto Canal

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje 10 distritos de Portugal Continental em alerta vermelho por causa da intensidade do vento, que pode chegar aos 130 km/hora.

Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Coimbra vão estar sob alerta vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, por causa das fortes rajadas de vento entre as 20:00 de hoje e as 02:00 de segunda-feira.

Para os distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro, o período estipulado situa-se entre as 21:00 de hoje e as 03:00 de segunda-feira.

Além disso, todos aqueles distritos mantêm o alerta vermelho por causa da forte agitação marítima prevista entre as 21:00 de hoje e as 15:00 de segunda-feira.

Os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Braga estão com aviso laranja por causa do vento forte, que pode atingir os 110 km/hora.

+ notícias: País

Escolas profissionais enfrentam endividamento devido a atrasos no financiamento

Algumas escolas profissionais privadas estão com dificuldades financeiras porque o dinheiro que esperavam dos fundos europeus está atrasado. O presidente da Associação Nacional de Escolas Profissionais (Anespo), Amadeu Dinis, disse ao JN que o prazo para pedir esse dinheiro já acabou e só vão recebê-lo quase no fim do ano letivo.

Arquivo de Salazar vai ser digitalizado e ficar disponível ao público

O Arquivo Nacional da Torre do Tombo (ANTT) vai digitalizar o arquivo do líder da ditadura do Estado Novo, António de Oliveira Salazar (1889-1970), e disponibilizá-lo ao público na Internet, disse à agência Lusa o seu diretor, Silvestre Lacerda.

Aurora boreal pintou o céu de Portugal e pode voltar este fim de semana

Portugal foi surpreendido com um espetáculo celestial único na noite passada. Uma aurora boreal tingiu o céu de cor-de-rosa e fez as maravilhas de fotógrafos e vários utilizadores nas redes sociais por todo o país que capturaram o momento. Se não a viu, esteja atento porque há a chance do fenómeno se repetir durante o fim de semana.