Renfe vai começar hoje a retirar amoníaco de comboio que descarrilou

| Mundo
Porto Canal / Agências

Huelva, 08 fev (Lusa) -- A Renfe prevê começar hoje a transferência de amoníaco de duas cisternas do comboio que descarrilou na linha Huelva-Zafra na última madrugada junto à povoação de La Nava.

A companhia ferroviária espanhola informou os responsáveis do Plano de Emergência que tem já o equipamento necessário para esvaziar os vagões que ficaram na via, revelou um comunicado das autoridades da Andaluzia.

Outras 16 cisternas que integravam o comboio puderam ser rebocadas para o terminal de Huelva, a sua estação de origem.

O descarrilamento do comboio fez ativar um plano de emergência de transporte de mercadorias perigosas em transporte ferroviário por parte das autoridades da região devido ao amoníaco que se encontrava em 18 vagões.

Depois de concluída a transferência do amoníaco, serão necessárias cerca de 20 horas até que a via fique operacional, pelo que a reabertura não deverá ocorrer até segunda-feira.

O descarrilamento teve lugar na madrugada de quinta para sexta-feira.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Filho de emigrantes do Porto premiado por Academia de Medicina da Venezuela

A Academia Nacional de Medicina da Venezuela (AMV) vai distinguir o médico lusodescendente Adérito de Sousa pela publicação de obra “Transformação histórica da medicina venezuelana na transição para o século XX”.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.