Municípios acionistas da Valorsul vão pedir a Cavaco Silva que trave privatização

| País
Porto Canal / Agências

Loures, 07 fev (Lusa) -- Os 19 municípios acionistas da empresa de resíduos Valorsul manifestaram hoje a sua oposição à privatização dos capitais da EGF e anunciaram que vão pedir ao Presidente da República, Cavaco Silva, que "trave" o processo.

Em causa está a privatização de 100% da participação do Estado na EGF ('sub-holding' do grupo Águas de Portugal para o setor dos resíduos), aprovada no final do mês passado pelo Conselho de Ministros.

Na ocasião, o ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, adiantou, na altura, que o processo deve estar concluído em junho e que não vai haver um valor mínimo de licitação.

Da EGF, responsável pela recolha, transporte, tratamento e valorização de resíduos, através de 11 empresas concessionárias, faz parte a Valorsul, empresa situada no concelho de Loures que serve 19 municípios da Área Metropolitana de Lisboa e da zona Oeste.

Esta tarde, em conferência de imprensa, representantes dos 19 municípios acionistas e clientes da Valorsul criticaram o processo de privatização e acusaram o Governo de não querer "negociar" com eles.

"É inaceitável que o Estado decida vender a sua participação sem qualquer tipo de diálogo com os sócios e impedindo-os de adquirir a sua própria participação", afirmou aos jornalistas o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa (PS).

O autarca defendeu que a privatização da EGF é "incompreensível", uma vez que se trata de uma empresa "rentável" e com um "sistema tecnológico de ponta".

"Queremos dizer muito claramente que o Estado agiu incorretamente com os municípios, quer como sócios, quer como clientes, quer como fornecedores da matéria-prima da empresa", apontou.

Nesse sentido, António Costa anunciou que os presidentes dos 19 municípios vão enviar uma carta ao Presidente da República, Cavaco Silva a pedir que não homologue o documento de privatização, já aprovado pelo Governo.

A carta que vai ser enviada ao Presidente da República, sublinhou, irá alertar para o facto de o Governo não ter negociado com os municípios sócios da Valorsul o futuro da empresa.

Os autarcas deixaram ainda em aberto a possibilidade de deixarem de fornecer matéria-prima à Valorsul, caso o Governo concretize o processo de privatização da EGF.

"Se o respeito pelas participações e interesses dos municípios foram completamente ignorados pelo Governo, naturalmente que os municípios não estão obrigados a cumprir os compromissos que regem o acordo com esta empresa", afirmou o presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares (CDU).

Além de Lisboa e Loures, a Valorsul serve os municípios de Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Cadaval, Lourinhã, Nazaré, Odivelas, Peniche, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

FYS (RCR) // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.