Receita da venda da EGF abate dívida da Águas de Portugal

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 jan (Lusa) - O encaixe com a privatização da participação do Estado na Empresa Geral do Fomento (EGF) será utilizado para abater dívida da Águas de Portugal, da qual é uma sub-holding, anunciou o ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva.

"O resultado desta privatização será totalmente alocado ao abate da dívida do grupo Águas de Portugal", afirmou o governante durante a conferência de imprensa dedicada à explicação do lançamento da privatização da EGF, que decorreu no Ministério do Ambiente, em Lisboa.

O Governo definiu uma lista de oito critérios para a escolha da proposta vencedora, estando à cabeça o preço, mas Jorge Moreira da Silva não adianta qual o valor esperado com a venda ou o valor em que o Governo está a avaliar a empresa, referindo-se aos valores que têm sido divulgados publicamente (que rondam os 200 milhões de euros) como desatualizados.

"Esse valor não deve ser entendido como uma referência, uma vez que os pressupostos mudaram", afirmou Moreira da Silva.

O ministro garantiu ainda que não haverá alterações aos acordos parassociais da empresa, existindo apenas uma mudança na titularidade de um acionista da empresa.

Questionado se os postos de trabalho estão garantidos, o governante diz que a venda da empresa será feita no contexto das atuais regras e que quem comprar a posição saberá disso mesmo, não dando qualquer garantia explícita.

Sobre a oposição dos municípios a esta venda, Moreira da Silva afirmou que o Governo esteve em diálogo com os representantes dos municípios e que, para acautelar as preocupações dos que pensam vender a sua participação nos sistemas multimunicipais, serão criados conselhos consultivos dentro dos sistemas com a participação de todos os municípios, tenham ou não vendido a sua participação.

O Governo aprovou hoje o processo de privatização da sub-holding do grupo Águas de Portugal para o setor dos resíduos, anunciou o ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes, após o Conselho de Ministros.

A privatização vai ser feita por "concurso público, em bloco," e será alienada 100% da posição do Estado, adiantou Marques Guedes.

NM// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Política

Morreu antigo deputado e eurodeputado do PCP Sérgio Ribeiro

O antigo deputado e eurodeputado do PCP Sérgio Ribeiro morreu aos 88 anos, informou esta segunda-feira o partido, que destaca a sua dedicação à luta “pela emancipação dos povos, pela democracia, o progresso social, a paz e o socialismo”.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".