Vila Pouca de Aguiar investe sete milhões em projetos turísticos

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Pouca de Aguiar, 11 jun (Lusa) -- O município de Vila Pouca de Aguiar anunciou hoje um investimento de sete milhões de euros em projetos turísticos, com destaque para o Centro Hípico de Pedras Salgadas e o parque de campismo do Alvão.

O investimento resulta de candidaturas ao Programa Operacional Regional do Norte (ON.2 - O Novo Norte).

Beneficiários dos contratos de financiamento serão equipamentos e produtos turísticos localizados em diferentes zonas do concelho.

O presidente da câmara de Vila Pouca de Aguiar, Domingos Dias, salientou hoje a aposta do executivo em "atrair investimentos que dinamizem a economia local", considerando que os projetos que vão agora arrancar "podem disseminar-se para impulsionar novos negócios no seio da comunidade".

O Centro Hípico das Romanas, em Pedras Salgadas, representa um investimento de dois milhões de euros e prevê a requalificação do antigo edifício de captação de águas e engarrafamento, um picadeiro, boxes, bancadas com restaurante, intervenção na casa do tratador e armazém, entre outras melhorias no recinto.

O objetivo da autarquia é implementar uma escola de hipismo e realizar concursos de saltos internacionais.

Para a concretização do projeto, o município assinou um contrato de cedência dos terrenos, por 25 anos, com a VMPS -- Águas e Turismo, SA.

Vila Pouca de Aguiar possui uma forte tradição hípica, tendo recebido muitas competições internacionais.

Depois, junto à Barragem do Alvão, será construída uma Aldeia Rural, num investimento de 2,9 milhões de euros que inclui parque de campismo com núcleos de construções entre 'bungalows' e balneários.

A autarquia quer ainda aprofundar a valorização paisagística do Complexo Mineiro de Tresminas, com o reforço de ações materiais e imateriais de apoio. Neste projeto será gasto um milhão de euros.

Estas minas terão sido das mais importantes do Império Romano, tanto que eram geridas diretamente pela Guarda do Imperador. O auge da exploração de ouro em Tresminas terá ocorrido durante os séculos I e II depois de Cristo.

Já na sede de concelho, a estalagem do parque florestal será requalificada aumentando a oferta no turismo de natureza.

A partir do vale de Aguiar, será também requalificado um percurso entre Zimão e a Serra da Falperra.

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Jovens detidos em flagrante delito por tráfico de droga em Aveiro

Dois jovens de 18 anos foram detidos em flagrante delito, esta sexta-feira, por tráfico de estupefacientes em Aveiro, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP) em comunicado enviado às redações. 

Homem de 51 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Aveiro

Um homem de 51 anos foi detido, esta sexta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) por suspeita da prática de violência doméstica em Aveiro, informou aquela força policial em comunicado enviado às redações. 

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.