António Costa não comenta candidatura conjunta ao Mundial de 2030 com Espanha e Marrocos

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Por Luísa Meireles e Pedro Morais Fonseca (texto), Hugo Fragata e Pedro Martins (imagem), Agência Lusa

Lisboa, 19 nov (Lusa) -- O primeiro-ministro não quis comentar a possibilidade de se fazer uma candidatura conjunta entre Espanha, Portugal e Marrocos à organização do Mundial de futebol de 2030, tal como foi sugerido pelo presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez.

"Não vou fazer comentários a uma questão que nunca foi oficialmente colocada", disse António Costa, numa entrevista à Lusa que será divulgada na íntegra na próxima quinta-feira.

Pedro Sánchez apresentou essa proposta hoje ao governo de Marrocos, considerando que seria a primeira vez que haveria uma candidatura entre dois continentes, a Europa e a África e que o rei Mohammed acolheu muito bem a proposta, segundo a agência France Presse.

Sánchez declarou que iria "trabalhar com Portugal na apresentação desta candidatura hipotética", a qual segundo confessou: "será muito competitiva e que nos alegra".

O gabinete do primeiro-ministro marroquino também não quis comentar esta proposta, segundo a AFP.

Marrocos já foi cinco vezes candidato à organização do Mundial e já tinha feito saber, em junho, que tencionava concorrer para 2030, mas sem evocar uma candidatura comum.

O ano de 2030 será o do "centenário do Mundial, um século depois do primeiro torneio organizado e ganho pelo Uruguai, que também já anunciou a sua candidatura conjunta para esse ano com a Argentina e o Paraguai.

A Grécia, a Bulgária, a Roménia e a Sérvia também consideram uma candidatura comum, bem como o Reino Unido e a Irlanda. No final de setembro, ainda segundo a AFP, a União norte-africana de futebol (UNAF) também evocou a ideia de uma candidatura conjunta norte-africana.

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto B: Domingo cinzento na Choupana. Crónica de jogo

A equipa B do FC Porto desperdiçou uma oportunidade de entrar no top-5 da Liga Portugal 2 e regressou da Choupana sem pontos após sofrer um desaire contra o Nacional, na Madeira, por 4-0. Depois de uma vitória em casa do terceiro classificado AVS (2-0) e de um empate caseiro frente ao comandante Santa Clara (2-2), os “bês” portistas tropeçaram no reduto do vice-líder e mantêm-se no sétimo lugar com os mesmos 44 pontos - menos dois do que o Tondela, que é quinto.

Pela primeira vez na história, SC Coimbrões leva a Taça AF Porto para Gaia

O Sporting Clube Coimbrões venceu, esta tarde, o Aliança de Gandra por 4-2 na final da temporada de 2023/2024 da Taça AF Porto de futebol, que decorreu no Estádio Municipal Jorge Sampaio, na freguesia de Pedroso, em Vila Nova de Gaia.

FC Porto (Basquetebol): Ineficácia custou um título. Crónica de jogo

A equipa de basquetebol do FC Porto sofreu um desaire frente ao Benfica, por 66-72, e não conseguiu juntar a Taça Hugo dos Santos à Taça de Portugal conquistada em março diante do mesmo adversário. Ao terceiro jogo em três dias no Multiusos de Gondomar, depois das vitórias frente à Ovarense e à Oliveirense, os portistas acusaram algum desgaste e foram incapazes de travar a série de vitórias do rival que dura desde a final da prova rainha.