Obama considera que russos têm "grande desafio" de evitar atentados em Sochi

| Desporto
Porto Canal / Agências

Washington, 07 fev (Lusa) - O Presidente norte-americano, Barack Obama, declarou na quinta-feira que a Rússia enfrenta o "enorme desafio" de evitar qualquer atentado durante os Jogos Olímpicos de Sochi, acrescentando que Washington está a fazer tudo para ajudar a proteger os atletas.

"Os russos enfrentam o enorme desafio que é prevenir qualquer tipo de ato terrorista ou de violência no local (dos Jogos Olímpicos). Investiram bastante nesse sentido", afirmou Obama em entrevista à NBC.

"Estamos em comunicação constante com os russos, a nível de forças da ordem, militares e serviços de informações", disse Obama em extratos da entrevista já divulgados.

"Trabalhamos em permanência com eles para garantir que não apenas os nossos atletas, mas todos os que queiram assistir aos Jogos estão em segurança", insistiu.

Pouco antes, a agência norte-americana para a segurança nos transportes anunciou que proibiu os passageiros de voos para a Rússia de levarem a bordo qualquer líquido, gel ou aerossol, como medida temporária de segurança.

A diretiva com a proibição foi conhecida um dia depois de o Governo norte-americano ter alertado as companhias aéreas que viajam para a Rússia para a possibilidade de serem colocados explosivos em tubos de pastas dentífricas.

A Casa Branca afirmou na terça-feira que os Estados Unidos tomaram "todas as medidas necessárias" para garantir a segurança dos seus cidadãos em Sochi, que tem sido alvo de ameaças de atentados.

Num vídeo divulgado recentemente, islamitas do Cáucaso russo ameaçaram perpetrar atentados durante os Jogos Olímpicos de Sochi, depois de dois ataques suicidas perpetrados em dezembro no sul da Rússia terem provocado 34 mortos.

EO // HB

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.

FC Porto (Voleibol): O grito audaz das tricampeãs. Crónica de jogo

O FC Porto recebeu e bateu nesta quinta-feira o PV Colégio Efanor (3-2), no Dragão Arena, e volta assim a estar em vantagem na final do Play-off do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão (2-1), disputada à melhor de cinco.

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.