Exposição com peças raras evoca relações entre Portugal e Japão no Palácio da Ajuda

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 15 nov (Lusa) - A exposição "Uma História de Assombro. Portugal-Japão séculos XVI-XX", com biombos, lacas, cartografia e armaduras, vai estar patente no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, de 29 de novembro a 27 de março de 2019, anunciou hoje esta entidade.

A mostra, que é inaugurada a 29 de novembro na Galeria do Rei D. Luís do Palácio Nacional da Ajuda, narra a história do encontro e reencontro entre Portugal e o Japão ao longo de cinco séculos.

A iniciativa prevê o lançamento de um catálogo de 173 páginas, com textos científicos, cronologia e imagens a cores.

Através de biombos, lacas, cartografia e armaduras, entre outros objetos raros, alguns expostos pela primeira vez ao público, a exposição narra uma história marcada pelo espanto e maravilhamento mas também pela desconfiança, com momentos de aproximação, de contendas, corte de relações e diplomacia.

"Uma história que se conta tanto pela documentação escrita, como pela cultura material, a língua, a troca do conhecimento científico, a arte e a religião", sublinha a organização, em comunicado.

"Uma História de Assombro. Portugal-Japão Séculos XVI-XX" é composta por peças de colecionadores particulares, de instituições públicas e privadas, portuguesas e japonesas.

Comissariada por Alexandra Curvelo e Ana Fernandes Pinto (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa), e organizada pelo Palácio Nacional da Ajuda/Direção-Geral do Património Cultural e pelo Instituto Diplomático/Ministério dos Negócios Estrangeiros, a exposição contou com o apoio mecenático da Fujitsu e da Japan Foundation e o alto patrocínio do Presidente da República.

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Vozes de burro não chegam ao céu... mas hoje é o dia deles

Há quem diga que "vozes de burro não chegam ao céu". Há quem os use como insulto, mas também quem os veja como animais dóceis.

Quantos burros há no mundo?

Há quem diga que "vozes de burro não chegam ao céu". Há quem os use como insulto, mas também quem os veja como animais dóceis. Esta quarta-feira, dia 8 de maio, celebra-se o Dia Internacional do Burro. Mas, afinal quantos existem no mundo?

Festa do Cinema está de regresso. Bilhetes com preço reduzido entre 13 e 15 de maio

As mais de 500 salas de cinema de Portugal Continental acolhem, entre 13 e 15 de maio, a Festa do Cinema, com preço dos bilhetes reduzido para 3,5 euros, anunciou a Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas, responsável pela iniciativa.