Ucrânia: Ianukovich favorável a reforma constitucional em diálogo com oposição

| Mundo
Porto Canal / Agências

Kiev, 06 fev (Lusa) -- O presidente da Ucrânia, Viktor Ianukovich, disse hoje que pretende fazer uma reforma constitucional, "o mais rapidamente possível" e em diálogo com a oposição.

Essa reforma deve ser conduzida "respeitando todos os procedimentos", segundo um comunicado da presidência divulgado depois de Ianukovich ter recebido em Kiev a subsecretária de Estado dos Estados Unidos, Victoria Nuland.

Para o presidente ucraniano, "o diálogo e o compromisso" com a oposição são indispensáveis para pôr fim à crise política que se instalou no país há dois meses.

O comunicado refere ainda que "vão ser tomadas proximamente medidas para acelerar a libertação" de manifestantes detidos durante os recentes confrontos com a polícia em Kiev.

As manifestações de milhares de pessoas na Ucrânia iniciaram-se no final de novembro em protesto contra a decisão do presidente de suspender os preparativos para um acordo com a União Europeia e reforçar os laços com a Rússia.

Ianukovich vai reunir-se na sexta-feira em Sochi com o presidente russo, Vladimir Putin, cuja administração advertiu esta semana Kiev de que o prometido empréstimo de 15 mil milhões de euros pode depender das decisões a tomar pelo governo ucraniano.

MDR // JMR

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Filho de emigrantes do Porto premiado por Academia de Medicina da Venezuela

A Academia Nacional de Medicina da Venezuela (AMV) vai distinguir o médico lusodescendente Adérito de Sousa pela publicação de obra “Transformação histórica da medicina venezuelana na transição para o século XX”.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.