Pais querem ajuste direto para Ala Pediátrica do São João avançar rapidamente

| Norte
Porto Canal com Lusa

A associação pediátrica do Hospital de São João defende o "ajuste direto" da Ala Pediátrica, alertando que o concurso público previsto pelo Governo pode atirar a conclusão da obra "para daqui a quatro, cinco, seis ou sete anos".

Atualizado 06-11-2018 11:13

"Ninguém consegue garantir uma data. Mas quanto mais depressa a obra começar, mais depressa está pronta. Antes de abril, o arquiteto não vai ter o projeto revisto. Depois, é preciso começar a obra. Nisso é que queremos o ajuste direto. É a única forma de avançar de imediato", afirmou Jorge Pires, porta-voz da APOHSJ -- Associação Pediátrica Oncológica, em declarações à Lusa.

O pai critica o internamento pediátrico em contentores "miseráveis" naquele hospital do Porto, alertando que, com o concurso público previsto pelo Governo, "ninguém pode aferir uma data concreta ou dizer se demora meses ou anos" a concluir a Ala Pediátrica.

"Podemos estar a falar de quatro, cinco, seis ou sete anos", avisou.

"Queremos que isto se faça. Não queremos perder tempo. Isto é o jogo do empurra: vemos os políticos dizer 'foi o outro governo, foi este governo'... Nós não temos nada a ver com estas guerras", frisou.

Em causa está "o internamento das crianças todas e de uma parte sensível das crianças com cancro" em contentores provisórios há cerca de sete anos, num hospital que acolhe menores "de todo o Norte" do país.

"A nossa luta é que a obra se faça o mais rapidamente possível e a única forma é um ajuste direto", descreveu.

"Criamos esta associação para irmos à Assembleia da República [AR] mostrar a urgência em fazer obra e a resposta que temos, do primeiro-ministro e da ministra da Saúde, é 'vamos fazer um concurso mas não sabemos a data'", lamentou.

Jorge Pires refere-se às declarações feitas a 24 de outubro pelo primeiro-ministro a dizer que o reforço do orçamento da Saúde permitirá "avançar com o lançamento" do concurso para a ala pediátrica, ao passo que a nova ministra da tutela, Marta Temido, afirmou ainda não haver data para o procedimento.

Jorge Pires admite criar um "movimento do país real" para se candidatar a eleições, "se for preciso já nas próximas eleições legislativas [em 2019] caso não avance a Ala Pediátrica.

A intenção é "ter uma voz ativa na política".

"As crianças continuam lá, vão morrendo, e vêm outras e as pessoas estão descrentes. Temos a obrigação de fazer alguma coisa para mudar", afirmou.

Segundo Jorge Pires, as "7.500 assinaturas" necessárias para criar um movimento que se candidate a eleições são "o mais fácil".

"Pessoas de vários setores de atividade em Portugal têm falado comigo sobre como se sentem injustiçadas pela forma de fazer política em Portugal", descreveu.

O pai lembra ainda que, no Parlamento, "o PS desafiou oposição a criar regime de exceção para a ala pediátrica do São João, mas o PSD fez a resolução e foi reprovada pelo PS, BE e PCP".

No debate quinzenal da AR de 27 de setembro, o líder parlamentar do PSD, Fernando Negrão, acusou o primeiro-ministro de "insensibilidade social" por não avançar imediatamente com as obras, criticando o concurso por poder demorar anos até à conclusão.

O primeiro-ministro, António Costa, desafiou o PSD a aprovar uma lei que autorize o Governo a dispensar o visto do Tribunal de Contas e o concurso público, permitindo que a empreitada se inicie imediatamente.

A 19 de outubro, uma resolução do PSD para que o Governo adotasse "todos os procedimentos e medidas necessárias para que se proceda à construção, no mais curto espaço de tempo possível", da ala pediátrica, foi chumbada com votos contra de PS, BE, PCP e PEV.

O parlamento aprovou um projeto de resolução do PCP a recomendar ao executivo socialista "que desbloqueie a construção da nova ala pediátrica do São João".

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.