Bragança Fernandes quer "casa cheia" na Maia Cidade Europeia do Desporto 2014

| Desporto
Porto Canal / Agências

Maia, 06 fev (Lusa) -- O presidente da Câmara Municipal da Maia, Bragança Fernandes, espera "casa cheia" no sábado na abertura da Cidade Europeia do Desporto 2014, iniciativa que decorre durante o ano e pretende "alegrar um povo que anda triste".

Com quase 200 eventos já agendados, dos quais 92 de âmbito nacional e 64 de âmbito internacional, a Maia Cidade Europeia do Desporto, já considerado evento de utilidade pública pelo secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, espera movimentar mais de 100 mil atletas.

"É um acontecimento único para Portugal, a exemplo do ano passado em Guimarães, e a escolha da Maia para Cidade Europeia do Desporto só foi possível pelos eventos que realiza, pelos equipamentos que possui, pelas associações do concelho e pela orgânica desportiva", disse à agência Lusa o autarca.

Bragança Fernandes destacou que a Maia possui mais de 80 equipamentos desportivos, nos quais se podem praticar praticamente todas as modalidades, e há por dia cerca de 13 mil pessoas a fazer desporto nas instalações municipais, dos quais quatro mil são jovens.

De entre as iniciativas agendadas para 2014, Bragança Fernandes destacou a passagem da Volta a Portugal em bicicleta, a reabilitação da pista de tartan do Estádio Vieira de Carvalho, com apoios estatais, e a promoção de conferências, eventos e homenagens várias.

"Vamos trazer à Maia a Volta a Portugal em bicicleta, vários acontecimentos internacionais de, entre outros, futebol, futsal, voleibol e andebol, reuniões do Comité Olímpico e vamos promover conferências e homenagear entidades públicas, treinadores e atletas", explicou.

Estas dezenas de iniciativas vão decorrer ao longo do ano, sempre envolvendo as coletividades do concelho, e "sem aumento significativo de custos para a autarquia, dado que são eventos, à exceção, por exemplo da Volta a Portugal, que já estavam orçamentados.

"Todos gostam de ver a Volta a Portugal. O ciclismo é um desporto popular e para as multidões, que a Maia, pelo estatuto que tem na modalidade, que viu nascer vários campeões e teve uma equipa vencedora, vive intensamente", adiantou Bragança Fernandes.

"É um começar de novo. O povo anda tão triste que nós temos de tentar, de alguma forma, o alegrar, trazendo coisas para a rua, para assistir e ficar mais satisfeito", justificou o autarca.

Bragança Fernandes revelou ainda que a abertura da Maia Cidade Europeia do Desporto, a ter lugar pelas 21:00 horas de sábado, no Complexo Municipal de Ténis, vai ser feita com "a prata da casa".

"Todo o espetáculo, à exceção da parte logística, vai ser realizado com os atletas das nossas coletividades e associações. Estou grato às nossas coletividades, que são o pulsar do concelho. Nós tratámos bem delas e elas também nos tratam bem", concluiu.

APS // JP

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.

Victória Alves: "Vamos fazer de tudo para sermos campeãs"

Ambição é palavra de ordem para Victória Alves antes do que pode ser o jogo do título (domingo, 17h00).

FC Porto: Guia de acesso prioritário para eleitores com mobilidade reduzida

Eleições do FC Porto realizam-se sábado entre as 9h e as 20h no Estádio do Dragão.