Enfermeiros: Centenas de profissionais iniciam protesto em Lisboa

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 19 out (Lusa) - Largas centenas de enfermeiros começaram hoje pelas 14:00 a concentrar-se junto ao Campo Pequeno, em Lisboa, numa ruidosa manifestação de protesto, que é o culminar de seis dias não consecutivos de greve.

O presidente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), José Carlos Martins, disse esperar "milhares de enfermeiros" nesta manifestação, em que os profissionais apelam ao Governo para a constituição de uma carreira justa.

O dirigente sindical referiu que a paralisação de seis dias, que hoje termina, registou sempre adesões superiores a 60%

Da parte da Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE), Lúcia Leite considerou que mais importante do que os números da adesão, ou da participação na manifestação, é o impacto que a paralisação teve nos serviços de saúde.

Lúcia Leite entende que estes protestos são uma demonstração da revolta entre os profissionais, dando como exemplo enfermeiros com funções de coordenação que apenas levam para casa cerca de 700 euros por mês.

"Quem luta sempre alcança" ou "queremos a mudança" são algumas das palavras de ordem gritadas pelos enfermeiros que, pelas 14:45, começaram uma marcha até ao Ministério da Saúde.

Os enfermeiros exigem a revisão da carreira de enfermagem, a definição das condições de acesso às categorias, a grelha salarial, os princípios do sistema de avaliação do desempenho, do regime e organização do tempo de trabalho e as condições e critérios aplicáveis aos concursos.

Reivindicam, entre outras matérias, que a Carreira Especial de Enfermagem seja aplicável a todas as instituições do setor público/SNS e a todos os enfermeiros que nelas exercem independentemente da tipologia do contrato e que sejam consagradas as condições de acesso à aposentação voluntária dos enfermeiros e com direito à pensão completa sejam os 35 anos de serviço e 57 de idade (base inicial para negociação).

No primeiro dia de greve, a 10 de outubro, o então ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes (substituído no cargo esta semana por Marta Temido), afirmou que o Governo tem "uma vontade enorme" de chegar a um entendimento com os enfermeiros sobre o modelo de carreira e valorização profissional, considerando que a reivindicação é justa.

Esta greve de seis dias (não seguidos) foi convocada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, pelo Sindicato dos Enfermeiros da Região Autónoma da Madeira, pelo Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal e pela Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros.

ARP // HB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Primeiro, a Aurora. Depois, o meteoro. Portugueses já preparam fenómeno do próximo fim-de-semana

Os últimos fins-de-semana ficaram marcados por fenómenos inéditos em Portugal que tiveram sempre como protagonista o céu. Depois de uma aurora boreal que pintou de rosa a noite de 10 para 11 de maio, neste fim-de-semana foi a vez de um forte clarão rasgar os céus portugueses. Estes dois eventos, muito raros em território nacional, estão a ser abundantemente comentados e uma das perguntas mais feitas é: o que aguarda o próximo sábado e domingo?

Meteoro avistado em Portugal não atingiu a superfície terrestre

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50. O fenómeno provocou um rasto de luz verde, segundo vários relatos partilhados nas redes sociais.

Balcão de Denúncia online para migrantes e refugiados lançado esta terça-feira

O coletivo Humans Before Borders, estudantes da Escola Superior de Educação do Porto e um grupo de migrantes e refugiados vão lançar, na terça-feira, um balcão de denúncia online para registar queixas e recolher testemunhos.