Companhia de Teatro de Almada estreia clássico de Brecht com direção de Peter Kleinert

| País
Porto Canal com Lusa

Almada, Setúbal, 17 out (Lusa) -- A possibilidade de ser boa pessoa, numa sociedade dominada pelo egoísmo, pela exploração e pela ganância, domina "A boa alma de Sé-Chuão", peça de Brecht, que a Companhia de Teatro de Almada (CTA) estreia na sexta-feira.

Escrita há quase 80 anos, esta peça de Bertolt Brecht (1898-1956) tem encenação do diretor alemão Peter Kleinert, naquele que é o seu segundo trabalho de encenação para a Companhia de Teatro de Almada.

"Uma peça que, apesar de ter quase 80 anos continua atual, tanto mais no momento que a Europa atravessa, com a crise de refugiados", frisou o encenador numa entrevista à agência Lusa.

"Milhões de pessoas querem entrar todos os dias na Europa, e nós não os deixamos entrar porque queremos preservar os nossos bens, a nossa comida, apesar de termos uma moral cristã e de sabermos que devemos ajudar os outros, e fazer o bem", disse Peter Kleinert.

E este é apenas um dos muitos aspetos em que esta peça do Brecht continua muito contemporânea, porque as questões que levantava, quando foi escrita continuam a fazer sentido, disse o encenador à Lusa.

"O que está em causa nesta peça é sabermos que podemos fazer o bem, mas não conseguimos mudar o mundo. E nós precisamos de mudar o mundo, só não sabemos como", acrescentou.

"E o quer podemos fazer? Será que podemos mudar o homem? Ou mudar o mundo? E essas são as grandes questões que ontem, como hoje, continuam a fazer sentido", defendeu.

"A boa alma de Sé-Chuão" é um drama com que, no final dos anos 1920, Brecht pretendia fazer uma ação didática. Uma ideia que, segundo Peter Kleinert, acabou por desembocar num melodrama, que é um "autêntico conto de fadas moderno".

A prostitua Chen-Te, uma boa alma da província chinesa de Sé-Chuão, é a protagonista da história.

Como não consegue vingar na vida, já que ajuda toda a gente que lhe bate à porta, Chen Te acaba por arranjar um 'alter ego' que lhe serve de suporte para resolver os problemas materiais.

Trata-se de Chui Ta, um primo que passa a fazer apenas de mau e que permite a Chen Te resolver ou minimizar os problemas financeiros. Chui Ta acaba por empregar os pedintes evitando a falência de Chen Te, que entretanto se apaixonara pelo aviador Sun.

Esta é uma peça de Brecht de que o dramaturgo alemão gosta muito, tal como "adora" a poesia de Brecht, que considera "um dos maiores poetas do século XX".

Segundo o encenador alemão, que transportou a ação para a atualidade, a peça também constitui um desafio para os sete jovens atores que, ao longo de quase duas horas e vinte minutos, acabam por representar mais de 25 personagens.

"Gosto muito desta peça, porque é uma espécie de colagem, além de que é também uma mistura de muitas canções", afirmou Peter Kleinert, que coloca música ao vivo ao longo de quase toda a ação.

A primeira vez que o encenador alemão trabalhou a Companhia de Teatro de Almada foi em 1979, quando encenou excertos de "A mãe", também de Brecht, com atores do Teatro de Campolide, numa Festa do Avante, a convite do então diretor da companhia, Joaquim Benite.

Em 1981 voltou a encenar, com Peter Schroth, para a companhia de Almada, "A exceção e a regra", também de Brecht, que viria a dar a Canto e Castro o prémio da crítica para melhor interpretação masculina do ano.

"A boa alma de Sé-Chuão" é traduzida por António Sousa Ribeiro. A peça é interpretada por Beatriz Godinho, Érica Rodrigues, Inês Garrido, João Tempera, Miguel Raposo, Pedro Melo Alves, Rita Cabaço e Tomás Alves.

A direção musical é de Pedro Melo Alves, o figurino de Ana Paula Rocha e a cenografia de Céline Demars.

"A boa alma de Sé-Chuão" vai estar em cena na sala principal do Teatro Municipal Joaquim Benite de 19 de outubro a 11 de novembro, com espetáculos de quinta-feira a sábado, às 21:00, e, às quartas-feiras e aos domingos, às 16:00.

A peça conta ainda com as habituais "Conversas com o público", que se realizarão nos dias 20 e 27 de outubro. O encenador, o tradutor e Ivette Centeno, enquanto tradutora de textos de Brecht, e a crítica de teatro Eugénia Vasques são os participantes da iniciativa, no foyer do teatro municipal.

Peter Kleinert nasceu em 1947, em Berlim. Formado em Filosofia, inciou o trabalho na antiga República Democrática Alemã (RDA), nos teatros de Dresden e Schwerin. Em Weimar, foi codiretor da secção de interpretação do Teatro Nacional Alemão. Nos anos 1990, assumiu o cargo de diretor do departamento dos estudos de encenação da escola Ernst Busch, em Berlim.

CP // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.